RN registra mais um tremor na costa do Litoral Norte

 

Um novo tremor na costa do Litoral Norte potiguar aconteceu nesta sexta-feira (5). A atividade foi registrada pelo Laboratório de Sismologia da UFRN (LABSis/UFRN).

De acordo com a instituição, o temor foi de 1.6 mR e aconteceu no mar da altura do município de Touros. É a terceira vez desde o início da semana que ocorre vibrações no meio do mar no mesmo local.

Segundo o professor e geofísico do Laboratório de Sismologia da UFRN (LABSis/UFRN), Eduardo Menezes, foi o primeiro registro da Nova Estação de Monitoramento, parceria entre o Laboratório com a prefeitura e defesa civil de Touros.

Ainda segundo o cientista, a frequência de sismos na mesma área é “considerador normal” e não tem como “afirmar nada ainda sobre o assunto”, declarou.

Segundo informações do LabSis, o Nordeste brasileiro é formado por diversos fragmentos de rochas muito antigas, com maior probabilidade de produzirem atividade sísmica local.

Além disso, as camadas de solo são bastante rasas, com camadas finas de terra variando entre 4 e 25 metros acima da rocha. Em algumas localidades, a camada é tão fina que a rocha chega a ficar exposta.

Deu na Tribuna do Norte

Deixe um comentário