O que pretende Roberto Jefferson ao se lançar candidato a Presidente ?

O presidente de honra do PTB, Roberto Jefferson, se lança na disputa pela Presidência da República com a proposta de não ser apenas uma candidatura “auxiliar” à do presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar de o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) ter dito que a campanha petebista terá o objetivo de “expor aquilo que Bolsonaro não pode expor sem ser perseguido”, a cúpula do partido afirma que o objetivo principal não é esse.

Em carta, Jefferson diz que sua candidatura “não se opõe a Bolsonaro”, mas “confronta a abstenção” e preenche alguns “nichos de opções ao eleitorado direitista”. Para ele, um candidato de direita tem seu eleitorado “inibido” por não se reconectar com os “isentões”, fato que, para ele, pode gerar uma “gigantesca abstenção que termina por eleger um candidato de esquerda pela minoria do eleitorado”.

A mensagem de Jefferson foi lida por ele próprio em um vídeo gravado — uma vez que ele ainda cumpre prisão domiciliar — e exibida na convenção nacional do PTB que oficializou sua candidatura ao Palácio do Planalto na última segunda-feira (1º). O petebista se disse “fã” das ideias de Bolsonaro, mas deixou claro que o presidente da República defende “os mesmos valores e bandeiras” de seu partido.

Membros da cúpula do PTB asseguram que não se trata de uma candidatura “fake” e que Jefferson vai defender a direita e as bandeiras do partido. “Temos ideias e propostas do próprio estatuto. Nosso próprio plano de governo propõe um governo mais liberal na economia, com menos presença de Brasília e mais Brasil, porém conservador em suas ideias”, disse à Gazeta do Povo o líder petebista na Câmara, Paulo Bengtson (PA), membro da Executiva Nacional.
O discurso na cúpula do PTB não é defender o personalismo de Bolsonaro ou até mesmo de Jefferson, mas os princípios e as bandeiras da direita. Na prática, reconhecem que a defesa dos valores conservadores pode ajudar a candidatura presidencial à reeleição, mas asseguram que isso ocorreria de maneira indireta e inerente à coerência política da legenda.

“A candidatura do presidente Roberto vai ajudar o presidente Bolsonaro? Eu acredito que sim, porque o presidente Bolsonaro também defende a mesma tese da liberdade de expressão defendida por nós, além de outras”, destaca Bengtson, vice-presidente nacional da legenda para a região Norte.

Quais as estratégias da candidatura de Roberto Jefferson ao Planalto

O PTB e Roberto Jefferson traçaram algumas estratégias para sua candidatura presidencial. A principal é usar seu tempo da propaganda eleitoral na rede nacional de rádio e TV para falar sobre a história e tudo o que a legenda e suas lideranças têm “vivido e sofrido”, destaca Bengtson.

“O PTB terá uma voz que, hoje, não lhe é permitido ter. O tempo de TV dará essa voz a ele e ao partido para colocar sua ideia, suas ideologias e seus pensamentos”, diz o líder petebista na Câmara. “O presidente Roberto vai poder falar tudo, que foi o homem que desmascarou lá atrás o mensalão, pagou o preço por isso e, hoje, está sendo uma das vozes que foram caladas pela liberdade que ele tinha de se expressar”, complementa.

Dessa maneira, Bengtson admite que, dentro da linha de estratégia defendida pelo PTB, Jefferson vai usar sua candidatura para ser mais uma voz a enfrentar candidaturas da esquerda e da chamada terceira via e a defender a liberdade de expressão, em reforço aos discursos de Bolsonaro. “Com os dois, já ecoa melhor. O presidente Roberto vai poder defender as ideias dele, principalmente a liberdade de expressão”, afirma o líder petebista.

Em sua carta aberta, Jefferson dá sinais de que vai apoiar a candidatura de Bolsonaro ao defender os valores da direita. Ele critica o que considera ser uma estratégia da esquerda em desconstruir a direita em todo o mundo em função de uma “ação intensa dos candidatos da oposição que se alternam em ataques”.

Jefferson também critica ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), diz que Bolsonaro recebe “ataques absurdos” dos “iluministros” e afirma ter sido “voz ativa em sua defesa contra os ‘grasnados’ dos corvos do STF, que rasgaram a Constituição, amordaçaram a verdade e encarceraram a liberdade”.

Informações da Gazeta do Povo

Deixe um comentário