Número de brasileiros deportados dos EUA bate recorde

 

Dados da Polícia Federal revelam que 2.423 brasileiros foram deportados dos Estados Unidos nos sete primeiros meses. O número já é muito próximo do registrado em todo o ano passado, quando 2.447 pessoas foram trazidas de volta ao Brasil. Comparando-se a média mensal entre 2021 e 2022, houve crescimento de 69% das deportações.

O número vem crescendo em razão de uma mudança na lei brasileira em 2019. Até então, era proibida a emissão de passaportes se o cidadão não pedisse, o que impedia a deportação de brasileiros que se recusassem a solicitar o documento.

Há três anos, o governo do presidente Jair Bolsonaro atendeu a um pedido do então presidente norte-americano, Donald Trump, e editou novas regras. Passaram a ser autorizadas as deportações de brasileiros que viviam nos Estados Unidos ilegalmente mesmo sem passaporte. O governo de Joe Biden manteve essa política.

Desde a mudança das regras, 68 voos com deportados já chegaram ao Brasil. A maioria dos brasileiros deportados é de São Paulo e Minas Gerais.

Além disso, os EUA, desde a pandemia de covid-19, adotaram a “expulsão rápida” de imigrantes ilegais.

Deu no Terra Brasil Notícias

Deixe um comentário