Ditador Chinês alerta Biden para “não brincar com fogo”

 

O ditador comunista chinês, Xi Jinping, ameaçou nesta quinta-feira presidente norte-americano, Joe Biden, sobre o risco de brincar com o fogo no que diz respeito a Taiwan. O alerta ameaçador surge na altura em que Pequim tem subido de tom nas ameaças em resposta à eventual visita da líder da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan.

Aqueles que brincam com o fogo, morrem pelo fogo“, disse Xi Jinping a Biden, de acordo com a versão em inglês do comunicado oficial de Pequim sobre o telefonema de duas horas e 17 minutos entre ambos. A ditadura chinesa afirmou que a conversa foi “sincera e profunda“. O comunista afirmou ainda que “os EUA devem honrar a política da China única“.

Ainda segundo o mesmo documento, Biden teria reiterado que os EUA “não mudaram, nem vão mudar” essa política e que Washington “não apoia a independência de Taiwan“.

Segundo a versão da Casa Branca, Biden teria ressaltado que não houve uma mudança de política da parte dos EUA que “se opõem fortemente a esforços unilaterais para mudar o status quo ou minar a paz e estabilidade no estreito de Taiwan“. Isso seria um recado aos eventuais planos chineses de avançar para a reunificação pela força (um cenário possível).

A China alega que a ilha de Taiwan é parte do seu território edefende uma reunificação, se for preciso, pela força. O chefe da CIA, Bill Burns, disse na semana passada que Xi parece comprometido nessa opção, apesar das lições vindas da Ucrânia. “Eu não subestimaria a determinação do presidente Xi de afirmar o controle da China” sobre Taiwan, afirmou.

Deixe um comentário