Fechamento do Hospital Ruy Pereira reflete na fila de pacientes que aguardam cirurgia vascular, diz Sindicato

 

Uma matéria do jornal Tribuna do Norte, publicada nesta terça-feira (26), denuncia que atualmente o Rio Grande do Norte tem uma fila de 147 pacientes que estão na espera por um procedimento vascular na rede pública do Estado.

Após o fechamento total, em 2021, do Hospital Ruy Pereira- unidade referência na realização de cirurgias vasculares e no tratamento de pessoas com doenças como “pé diabético”- o Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) passou a atender com dificuldade essa demanda e hoje opera com sua capacidade máxima, que gira em torno de 25 a 30 leitos vasculares.

Em 2020, antes mesmo do fechamento total da unidade acontecer, o Sindsaúde/RN já denunciava que mesmo o Ruy Pereira tendo uma estrutura precária e insuficiente para atender a demanda, na época, de 280 mil pacientes diabéticos que dependem da rede pública de saúde, o fechamento da unidade deixaria a população potiguar ainda mais desassistida.

Dois anos depois, o cenário é exatamente esse: pacientes com início de necrose dos membros tendo que aguardar em casa o surgimento de uma vaga para realização da cirurgia. Em entrevista à Tribuna do Norte, José Leonilson, esposo de uma paciente que aguarda uma operação, relata: “ Ela sente dores 24 horas por dia, não dorme direito, não come direito. É um sofrimento grande e o medo é que a gente tenha que amputar a perna toda porque a necrose é muito rápida”.

Mesmo diante dos relatos sobre o sofrimento da população que necessita de tratamentos vasculares, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) segue negando a relação do fechamento do Hospital Ruy Pereira com o caso e Cipriano Maia, o titular da Sesap, chegou a afirmar em entrevista que, pelo contrário, a assistência melhorou após o encerramento do serviço. Infelizmente, as estatísticas e relatos provam o contrário.

Nós, do Sindsaúde/RN, seguimos repudiando toda e qualquer forma de ataque aos serviços e reiteramos nossa defesa por uma saúde pública e estatal que é um direito da população.

Deu na Tribuna do Norte

Deixe um comentário