As Florestas e a qualidade de vida humana

Por Ney Lopes de Souza

As florestas normalmente são definidas como uma vegetação rica em plantas arbóreas, cuja cobertura superior é formada pelas copas das árvores.

As florestas  influem na regeneração das espécies além de atuarem como barreira física às gotas de chuva, protegendo o solo da erosão.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, a floresta pode ser definida como uma “área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros.

Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano.

O mais importante é que esse tipo de vegetação é fator preponderante para a preservação da biodiversidade, que significa a riqueza e a variedade do mundo natural.

A biodiversidade é formada pelas  plantas, os animais e os microrganismos, que fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. Além disso, as florestas determinam avelocidade dos ventos e regime de chuvas.

As florestas são responsáveis pela qualidade de vida dos povos.

Elas fornecem matérias primas: madeira, alimentos além de compostos para fabricação de remédios; auxiliam na retenção de água no solo, auxiliando a recarga de lençóis freáticos.

Em tempos de seca, esta recarga e de suma importância para a manutenção do abastecimento;.

Nas matas ciliares protegem cursos de água de contaminações que possam ser escoadas ao rio e mananciais.

As matas ciliares ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas.

É prioritário, em matéria de saúde pública, a preservação das florestas.

A derubada indiscriminada das florestas causas doenças e epidmeias.

A COVID-19 provavelmente teve seu início na interação entre humanos e populações de animais selvagens que vivem nas florestas,

Para cada 1% de floresta derrubada anualmente na Amazônia, há um aumento de 23% na incidência de casos de malária e de 8% a 9% na de casos de leishmaniose.

Essa é a principal conclusão de pesquisa realizada pelo IPEA que confirmou um relevante efeito colateral da derrubada de nossas matas nativa e a proliferação de doenças epidêmicas.

A data de hoje lembra a importância das florestas para o ser humano, não  só por garantirem os processos biológicos, mas também por trazerem diversos benefícios à sociedade.

Por tal razão, o artigo 225 da CF assegura “ o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado” e define como patrimônio nacional a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira.

Cuidar das florestas é, portanto, um dever do estado e da cidadania.

 

Dr Ney Lopes de Souza é advogado, professor titular da UFRN e ex-deputado federal

Deixe um comentário