Após quatro anos, Crea recomenda novamente interdição de passarela na Zona Oeste de Natal

 

Uma vistoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) recomendou novamente a interdição e retirada da passarela das Quintas, na zona Oeste de Natal. O Crea diz que a manutenção precisa ser feita “urgentemente”.

A visita técnica encabeçada pelo órgão ocorreu na manhã de sexta-feira (15), no dia seguinte à queda de parte da estrutura metálica da passarela, localizada na Avenida Nevaldo Rocha, uma das vias mais movimentadas da cidade. Uma barra de ferro de aproximadamente um metro se soltou do equipamento e caiu na avenida, na manhã de quinta-feira (14). Nenhum pedestre ou motorista se feriu.

O incidente assustou moradores da região, que temem que novos pedaços se desprendam da estrutura e acabem causando acidentes graves. O mecânico Matheus Medeiros, que presenciou o fato, diz que a passarela está abandonada há muito tempo.

“É um perigo grande, se esse pedaço de ferro tivesse atingido uma pessoa ou um motorista teria causado um estrago grande. Poderia ter matado alguém, mas nada é feito. Faz uns seis meses que vieram aqui, começaram uma obra, mas pararam e nada foi feito. Continua igual”, relata.

De acordo com comerciantes que trabalham na área, parte da área foi isolada no início deste ano, mas não houve mudanças significativas. “Lixaram aqui parte dos ferros, começaram a botar um corrimão, mas não mudou nada. Fizeram um canteiro de obras aqui, vinha um cara a cada quinze dias e não andava nada. Infelizmente, para o poder público, parece que só vão fazer algo quando morrer alguém. Aqui de noite tem muita criança brincando de bicicleta e antigamente muita gente que usava droga aí”, conta Líbia Mafra.

A inspeção do Crea-RN também contou com representantes do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Os técnicos colheram informações e fizeram fotografias do equipamento, que servirão de base para um novo relatório a ser entregue ao Executivo municipal. Há quatro anos, o Crea já havia alertado sobre as condições precárias da passarela das Quintas, que já apresentava danos significativos na época.

Em 2018, o conselho já tinha recomendado a interdição e reforma da estrutura. A sugestão consta em um documento, que mapeou as condições das passarelas natalenses e foi entregue a diversas instituições das esferas federal, estadual e municipal de governo, como Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN), secretarias de Infraestrutura do Estado e de Natal, além da própria STTU.

Informações da Tribuna do Norte

Deixe um comentário