Após lockdowns, PIB da China desacelera e cresce 0,4% no 2º trimestre

 

A economia chinesa teve alta de apenas 0,4% no segundo trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo regime comunista na noite de quinta-feira (14).

Na comparação com o trimestre anterior, é registrada queda acentuada de 2,6%. Desde o início da pandemia, o governo de Xi Jinping impôs uma política de “covid zero”, que obriga a população a cumprir rigorosos lockdowns.

Em nota oficial, Pequim reconheceu que o resultado econômico “foi extremamente incomum” e classificou o cenário como “complicado e desafiador”.

“Este ano, enfrentando um ambiente internacional cada vez mais complicado e desafiador, bem como o surto local, múltiplo e esporádico da pandemia de covid-19, o desenvolvimento econômico foi extremamente incomum com impactos adversos significativamente aumentados”, declarou o governo chinês, em comunicado.

Com a imposição do “fecha tudo”, praticamente todos os setores produtivos do país asiático foram afetados e tiveram crescimento ínfimo. As vendas no varejo, por exemplo, tiveram alta de 3,1% em junho, após registrar queda de 6,7% no mês anterior.

Os investimentos no mercado imobiliário caíram 0,5% em relação ao ano anterior. Analistas econômicos ouvidos por agências internacionais acreditam que o Produto Interno Bruto (PIB) da China não deve ultrapassar 4,0% este ano, ficando abaixo da meta do governo, de 5,5%.

Informações do Conexão Política

Deixe um comentário