“A queda do preço do Petróleo”

Por Ney Lopes de Souza

A boa notícia é a queda do preço do petróleo, no mercado internacional pode ter impacto importante nos preços dos combustíveis no Brasil.

A instabilidade do cenário econômico, causava flutuações nos preços do diesel e da gasolina nas bombas.

Redução – O risco de recessão mundial é que leva a essa queda em função principalmente da desaceleração da economia americana.

A expectativa é de manutenção do movimento de redução do preço que pode recuar do patamar de mais de US$ 100 para cerca de US$ 65.

Barreira – No Brasil, a barreira para uma redução dos preços dos combustíveis é a alta do dólar. Investidores têm corrido para se proteger de oscilações bruscas comprando ativos em dólar, o que provoca a cotação da moeda americana.

Rússia – O presidente Jair Bolsonaro disse ontem,11, citado pela Reuters, que o Brasil pode estar prestes a alcançar um acordo com a Rússia para comprar combustível a um preço muito mais favorável, que aquele que a Petrobras consegue importar.

Preço – Segundo o jornalista Claudio Humberto, a primeira semana de julho acabou com a comprovação de queda de 11% no preço médio da gasolina após aprovação da lei que classifica os combustíveis como bens essenciais e, portanto, limita a alíquota de ICMS em 17%.

 


Dr Ney Lopes de Souza 
é advogado, professor titular da UFRN e ex-deputado federal

Deixe um comentário