Casal Lula e Janja faz viagem luxuosa pelo País pagas com o teu dinheiro dos impostos

Luxo, ostentação e nenhum pudor com o dinheiro público. O PT não tem economizado as verbas do fundo partidário para financiar uma vida a la Luís XVI e Maria Antonieta para o casal Lula da Silva nas viagens que o petista faz pelo país durante a pré-campanha para chegar à Presidência da República.

As despesas pagas pelo cidadão vão desde o fretamento de jatinho particular, aluguéis de carros de luxo blindado, hospedagens em suítes presidenciais com sua mulher, Rosângela Silva e contas de restaurante inexplicáveis.


VIAGEM A BRASÍLIA

Obrigado pela legislação, o PT declara os gastos ao Tribunal Superior Eleitoral. Uma viagem de S. Paulo a Brasília, por exemplo, foi feita em um jatinho Learjet. Nela, Lula estava acompanhado de sua mulher, dois seguranças e três assessores.

O aluguel da aeronave custou 84,8 mil reais aos brasileiros, já que a origem do dinheiro é o fundo partidário. Nos quatro dias que permaneceu em Brasília, Lula e Rosângela se dormiram em uma luxuosa suíte presidencial de 102 metros quadros de um hotel cinco estrelas da região central da cidade. Cada diária custou 2,5 mil reais.

Os trabalhadores que acompanhavam a comitiva do petista dormiram em quartos com diárias que variavam de 369 a 569 reais.

QUASE MIL REAIS POR DIA GASTOS PELO CASAL COM ALIMENTAÇÃO

Junto com a conta de 10 mil reais pagas somente pelos quatro dias de hospedagem, o PT ainda pagou mais inexplicáveis 3,7 mil reais apenas com comidas e bebidas servidas no quarto de Lula e sua mulher. Mais de 3 salários mínimos por quatro dias de alimentação para duas pessoas.


TOUR PELO NORDESTE

Três meses depois da curta e cara temporada em Brasília, em agosto o PT fretou um jatinho maior e ainda mais luxuoso, um Challenger, para Lula e sua esposa passarem doze dias em seis estados do Nordeste.

Interior do jatinho Challenger que Lula e Janja utilizam   Foto: Divulgação

 

O Challenger apresentou problema no período e o giro foi concluído com outra aeronave, o que reduziu em 150 mil a despesa, que ficou em 498 mil reais. Sim, meio milhão de reais apenas para as despesas aéreas.

Em cada capital nordestina que Lula e sua mulher visitaram, além das hospedagens em hotéis cinco estrelas à beira-mar para todo os funcionários do casal, o PT também pagou o aluguel de salas reuniões, além de de equipamentos e carros blindados para os deslocamentos do ex-presidente. Em Teresina, capital do Piauí, um dos estados mais pobres do país, Lula se deslocou com Rosângela a bordo de um luxuoso automóvel Volvo.

 

No Piauí, Lula e Janja circularam à bordo de um Volvo blindado, igual a esse. Foto: Divulgação

 

ncluindo as despesas com os demais integrantes da comitiva, como o fotógrafo oficial de Lula e a assessora que atualiza as redes sociais do petista, o tour pelo Nordeste custou quase um milhão de reais.

Nos cinco primeiros meses de 2022, o PT já gastou com a agência de viagens com a qual tem contrato e com fretamento de jatinhos quase os mesmos 2,5 milhões de reais que gastou em todo o ano passado. Os detalhes dessas despesas só precisam ser apresentadas à Justiça Eleitoral no ano que vem.

O QUE É O FUNDO PARTIDÁRIO?

O chamado fundo partidário é um fundo especial financiado pelos impostos pagos pela população para financiar as atividades dos partidos políticos. O propósito é financiar as atividades partidárias para a promoção de ideias e dos debates partidários, parte essencial do exercício democrático.

A utilização desses valores para bancar o luxo de dirigentes ou líderes partidários é questionável, ao menos moralmente.

O GOSTO DE LULA POR LUXO E OSTENTAÇÃO

O gosto de Lula por luxo e ostentação é conhecido dos brasileiros desde que Lula chegou ao Planalto em 2003. Os gastos do então casal Lula e Marisa com cartão corporativo foram um dos muitos escândalos de um governo marcado por denúncias como a do Mensalão.

Os gastos do casal foram, em média, de 97 mil reais mensais, à época. Essa eram as despesas exclusivamente do casal Lula e Marisa, não da residência oficial. Uma das despesas que mais chamaram a atenção e repercutiram na época foi a compra por Marisa Leticia de roupões confeccionados com algodão egípcio.

Além dos gastos com cartão, Lula e Marisa ainda sacaram em dinheiro 12 milhões de reais para despesas pessoais em espécie ao longo dos dois mandatos do petista. As informações foram divulgadas pela revista Isto É logo após o final do segundo mandato de Lula.

Recentemente ganharam as manchetes a suntuosa festa de casamento de Lula e Rosângela e a mansão em que o casal está morando na capital paulista.

Deixe um comentário