Podemos apresenta estudo econômico sobre o RN e promove formação para pré-candidatos

 

No último sábado (2), o diretório estadual do Podemos no Rio Grande do Norte, presidido pelo advogado Felipe Madruga, realizou um encontro no qual reuniu filiados e pré-candidatos. O evento durou todo o dia e foi dividido em duas etapas, sendo a primeira delas aberta a convidados, realizada durante a manhã, no Hotel Golden Tulip, em Ponta Negra.

No primeiro momento do encontro, os presentes acompanharam a palestra “Desafios e Perspectivas para o Brasil”, ministrada pelo advogado Emanuel Pessoa, Mestre em Direito pela Universidade de Harvard, Doutor em Direito Econômico pela USP e especialista em negócios por Stanford. Ele preparou o terreno para o lançamento da primeira parte da coletânea de estudos “Pensando o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, que em seu primeiro subtema trata sobre “Estrutura Produtiva e Desigualdades Intermunicipais de Renda”, produzido pela Fundação Podemos e divulgado logo após a apresentação de Emanuel Pessoa.

O estudo, que não se trata de um plano de governo, mas sim um documento com objetivo de fomentar a formação política da sociedade e contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas para o RN, foi conduzido pelo economista Denis Fernandes, Mestre em Economia pela UFRN e Doutorando em economia pela Universidade Federal de Pernambuco, que se dedicou a pesquisar aspectos da atual estrutura econômica potiguar, fazer diagnósticos e propor medidas que visam melhorar o cenário da economia local, de visam melhorar o cenário da economia local, de modo que seja positivo para o Estado e para o povo norte-rio-grandense.

O documento mostra que o RN é um Estado de profundas desigualdades, que foram acentuadas nas últimas décadas com um notável desequilíbrio regional em crescimento, especialmente em aspectos como renda, salário, emprego e produção, além de uma piora nos indicadores sociais. Ao falar sobre as desigualdades entre regiões, o pesquisador destaca que a mesorregião Leste, onde está localizada a capital e região metropolitana, segue indiscutível como a mais avançada do RN.

Em suma, o estudo aponta que os diferenciais de renda per capita entre cidades no RN é diretamente impactado pela forma como são prestados serviços públicos essenciais como saúde, educação e infraestrutura. Além do advogado Emanuel Pessoa e do economista Denis Fernandes, esteve presente também o cientista social Felipe Calabrez, Doutor em Administração Pública pela FGV-SP e diretor de Estudos e Pesquisas da Fundação Podemos.

O material pode ser encontrado no site oficial da Fundação, sob o título “Pensando o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte: Estrutura Produtiva e Desigualdades Intermunicipais de Renda” por meio do link https://bit.ly/3Aq3Sn0.

Orientações para pré-candidatos

Na segunda etapa do encontro, realizada durante a tarde, apenas pré-candidatos do Podemos a deputado federal participaram.

O evento, organizado pela executiva estadual do partido, teve o objetivo de oferecer aos filiados com o desejo de disputar as eleições, orientações sobre o processo eleitoral. Representantes de três assessorias do Podemos/RN participaram e conduziram o momento, que foi oportunamente utilizado também para sanar dúvidas dos pré-candidatos.

Estiveram presentes, além dos pré-candidatos, o advogado Dr. Victor Hugo, o contador Dr. Francisco Araújo e o jornalista Jean Valério.

Vale destacar que o senador da república Styvenson Valentim, um dos nomes mais expressivos do partido, não compareceu a reunião.

Deixe um comentário