Felipe Neto, Luísa Sonza e Deolane: influencers dizem que apoiar Lula tem prejudicado os negócios

 

Há algum tempo o jargão “quem lacra, não lucra” passou a fazer parte do vocabulário do brasileiro. O termo é justificado pela adesão de marcas e empresas a posicionamentos políticos e ideológicos alinhados ao “politicamente correto”.

Grupos e empresas passaram a adotar uma série de ações que, teoricamente, evitam afetar pessoas que são vistas como desfavorecidas ou discriminadas, especialmente ligadas ao gênero, orientação sexual ou cor.

No entanto, tais posicionamentos não têm sido vistos desta forma. Para grande parte dos consumidores, tais medidas são intervenções implantadas com o objetivo de “lacrar”, ou seja, ações que visam se beneficiar sobre determinadas narrativas para galgar público direcionado e, consequente, ganhar prestígio sobre diversas temáticas.

Acontece que, no ambiente digital, grande parte dos chamados influencers possuem posicionamentos de espectro político de esquerda. No ano eleitoral de 2018, por exemplo, diversos nomes passaram a declarar repúdio ao então candidato Jair Bolsonaro.

À época, o jogral “Ele Não” passou a ser entoado de forma quase unânime entre a classe artística e cibernética. Inclusive, nomes que nunca tinham se posicionado antes passaram a adotar tom incisivo contra Bolsonaro.

As declarações, é claro, tiveram consequências. Vários segmentos registraram queda de engajamento nas redes sociais e, especialmente, de público, após alinhar-se ao ‘polimento compulsório’.

Agora, 4 anos depois, o cenário volta se repetir. Às vésperas das eleições presidenciais, o jornal Folha de S. Paulo registra que os influencers estão relatando dificuldades em fechar ações publicitárias, os chamados “publis”, após manifestarem apoio aberto a Lula e ao Partido dos Trabalhadores.

Entre os nomes estão: Felipe Neto, Deolane Bezerra e Luísa Sonza. Frequentemente, eles usam as redes sociais para abordar diversas questões, incluindo posicionamentos políticos. De modo incisivo, eles costumam se alinhar à pautas e assuntos voltados ao espectro de esquerda.

Usando as plataformas digitais, essas personalidades citadas na matéria estão relatando o posicionamento das marcas sobre abordagens políticas.

No Twitter, Luísa Sonza escreveu a seguinte mensagem: “É de uma tristeza profunda saber que as marcas estão derrubando campanhas de publicidade com celebridades e influencers que se posicionam politicamente. O que deveria ser uma necessidade para se contratar. Eu fico indignada.

Deolane Bezerra, por meio da mesma rede social, também fez um discurso alinhado ao que foi dito pela cantora, dizendo que empresas interessadas em patrocinar uma festa de arraial que ela tem preparado estão pedindo que seus posicionamentos políticos, que incluem a publicação de fotos com o candidato petista, sejam interrompidos.

— Vocês devem ter visto que muitos artistas estão “perdendo” publicidades e trabalhos por se posicionar, estou fazendo meu Arraial e tô tendo bastante dificuldades com as empresas que não aceitam eu não me “silenciar” — escreveu a viúva do cantor MC Kevin.

Deu no Conexão Política

Deixe um comentário