Ausência em debates já foi adotada por todos os presidentes eleitos desde 1989

Cenário montado para a realização do debate promovido pela Band Minas(foto: Divulgação/TV Band Minas)

 

O Presidente da República Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (31/05) em entrevista ao apresentador Ratinho, do SBT, que não comparecerá aos debates no primeiro turno.

Havendo o debate, eu vou participar. O segundo turno eu vou participar. Se eu for para o segundo turno, devo ir, né, eu vou participar. No primeiro turno a gente pensa. Porque se eu for, os 10 candidatos vão querer o tempo todo dar pancada em mim. E eu não vou ter tempo de responder para eles”, disse o presidente.

Mas, a estratégia de faltar a debates não é novidade em disputas presidenciais. Todos candidatos eleitos desde 1989 já se ausentaram de debates em eleições passadas.

Apesar dos ataques da militância petista após a declaração de Bolsonaro, tanto Lula, quanto Dilma, já se recusaram a participar de debates. Assim como Collor e FHC.

Separamos alguns exemplos:

Eleições de 1989:
Em 1989, o candidato a presidência Fernando Collor (PRN) não compareceu aos debates do primeiro turno. Collor só participou quando passou para o segundo turno com o
petista Lula da Silva.

Eleições de 1994:
Em 1994, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) venceu as eleições no primeiro turno mesmo comparecendo a apenas um debate na TV.

Eleições de 1998:
Na busca pela reeleição em 1998, FHC venceu novamente e, nesta ocasião, não participou de nenhum debate sequer.

Eleições de 2006:
Em 2006, na busca pela reeleição, Lula se ausentou de todos os debates do primeiro turno e compareceu somente no segundo turno quando disputou a presidência contra Geraldo Alckmin (PSDB). No primeiro turno, Lula informou sua ausência no debate da TV Globo faltando apenas 5 horas para o debate.

 

Em 2006, Lula não compareceu aos debates no primeiro turno. Foto: Reprodução da Internet.

 

Eleições de 2010:
Em 2010, a candidata Dilma Rousseff faltou a dois debates do primeiro turno.

Eleições de 2018:
Em 2018, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) foi aos debates até sofrer uma tentativa de assassinato em 06 de setembro daquele ano, durante ato de campanha. Após ser vítima da facada desferida por um militante de esquerda, Bolsonaro sofreu cirurgias e internações e não compareceu aos debates.

Deixe um comentário