Ministro do STF é cotado para ser ministro em eventual governo Lula

 

O colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, publicou que o Ministro do STF, Ricardo Lewandowski é o favorito para assumir o Ministério da Justiça, caso o petista Lula vença as eleições. Lewandowski se aposentará compulsoriamente em 2023.

Embora não exista um impedimento legal para que um ministro do Supremo ocupe cargos políticos após deixar o cargo, a postura desnuda a atuação política daqueles que deveriam ser apenas juízes.

Segundo o colunista, Lewandowski é “o mais elogiado por Lula no tribunal”, o que não é pouca coisa em um tribunal que mudou a própria jurisprudência para tirar Lula da cadeia e depois bancou um imenso desgaste de sua imagem institucional para anular os processos criminais que condenavam o chefe petista. E com base em uma desculpa esfarrapada.

Mas o entendimento nos bastidores da política é que Lula quer ainda mais poder sobre o Judiciário. A intenção do petista é que, tendo Lewandowski como ministro da Justiça, ele iria ampliar esse poder lulista ao intermediar a relação com os ministros de tribunais superiores.

O petista, que já foi acusado de comprar parlamentares com mensalão para ter poder absoluto sobre o Legislativo, também pretende ser senhor do Judiciário, corrompendo as instituições democráticas e a separação dos poderes. Ou seja, fazendo tudo aquilo que a imprensa e a oposição acusam Bolsonaro de fazer, apesar de não haver qualquer correspondência no mundo dos fatos.

Deu no Metrópoles

Deixe um comentário