FIERN e Marinha lançam Cluster Tecnológico Naval no RN

 

O Sistema FIERN e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), da Marinha – principal referência em engenharia estratégica no Brasil – lançam, nesta terça-feira (24), o “Cluster Tecnológico Naval” do Rio Grande do Norte, o primeiro a ser criado na região Nordeste do país.

“O Cluster será uma associação de instituições, com o objetivo de discutir desafios, estratégias e soluções que ajudem a fortalecer a nossa pujante economia do mar”, diz o presidente do Sistema FIERN, que engloba a Federação das Indústrias, o SENAI-RN, o SESI e o IEL no estado, Amaro Sales de Araújo.

A criação do grupo, segundo ele, ocorre em um momento chave para o estado, em que os primeiros projetos de energia eólica offshore – a energia que será gerada por parques eólicos no mar – estão à espera de licenciamentos e da regulamentação da atividade no Brasil.

Representantes do setor, que tem o RN como uma das zonas mais promissoras para investimentos, e de outros já tradicionais na economia, como o turismo, as indústrias metal mecânicas, de petróleo e gás, além da pesca oceânica – que lidera a produção e as exportações nacionais de pescados – estão entre os participantes convidados. Governos, portos e outras instituições que contribuem para a competitividade dos negócios, como a própria Federação, o SENAI, o Sebrae e a academia também são esperados.

A proposta de criação do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte será apresentada pelo diretor presidente da Emgepron, vice-almirante Edesio Teixeira Lima Junior, na palestra “Oportunidades para a Economia do Mar”, com início previsto às 16h na Casa da Indústria.

São esperadas para o evento instituições como Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Agência Espacial Brasileira (AEB), Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Prefeitura de Natal, SENAI-RN, SESI e IEL.

Informações do AgoraRN

Deixe um comentário