Rio Grande do Norte completa 35 dias sem registro de mortes por Covid-19

 

O Rio Grande do Norte atingiu a marca de 35 dias sem mortes por covid-19 nessa quinta-feira (19). Este é o período mais longo sem óbitos desde 28 de março de 2020, data da primeira morte pela doença em território potiguar. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) o dia 14 de abril passado registrou a última notificação de óbito no RN.

O infectologista André Prudente, diretor do Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, afirma, no entanto, que outras razões podem ter contribuído para a ausência de mortes. “Com o desenrolar da pandemia, as pessoas ficaram menos suscetíveis à doença, porque, muita gente adoece e adquire imunidade por certo tempo. Com isso, o número de casos confirmados de covid reduz, o que diminui, consequentemente, os óbitos.”, explica.

Dados da plataforma RN + Vacina indicam que 93% dos potiguares receberam a D1 ou dose única e 84% estão totalmente imunizados (receberam a D2 ou dose única). Entretanto, apenas 48% receberam a dose de reforço (D3). Em uma análise por faixa etária, é possível notar que o número de pessoas com doses em atraso é maior entre os mais jovens.

Na faixa acima dos 60 anos, são 8.333 doses em atraso; na faixa dos 18 aos 59 anos, são 130.272 doses atrasadas; entre aqueles com idade entre 12 a 17 anos, são 47.268 doses em atraso; para os que têm entre 5 e 11 anos, o número de doses atrasadas é de  63.077.

Deu na Tribuna do Norte

 

Deixe um comentário