EUA e aliados anunciam novas sanções contra a Rússia

O presidente dos EUA, Joe Biden, e os líderes do G7 se encontraram virtualmente com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky neste domingo (8) e discutiram mais ações que os aliados podem tomar contra a Rússia.

As medidas incluem sanções contra os três maiores canais de televisão da Rússia e um compromisso de todos os membros do G7 para eliminar as importações de petróleo do país, de acordo com um membro do governo norte-americano.

“Isso [as ações] já é um fracasso para Putin, e continuaremos a homenagear a luta corajosa que está ocorrendo pelo povo da Ucrânia e ouvir o presidente Zelensky”, disse o funcionário a repórteres antes da reunião do presidente.

A fonte acrescentou que, embora os líderes “façam o balanço da situação atual”, a reunião  também destacará como o presidente russo Vladimir Putin  “desonra” os sacrifícios feitos por cidadãos russos, milhões de quais sacrificaram suas vidas para derrotar o fascismo durante Segunda Guerra Mundial.

Vale destacar que neste domingo é celebrado o “Dia da Vitória” na Rússia, data que marca o momento em que os soviéticos derrotaram os alemães na Segunda Guerra Mundial.

Putin está desonrando esses sacrifícios [dos antigos soviéticos que perderam suas vidas na guerra] espalhando suas mentiras, sua desinformação sobre a barbárie que ele está cometendo na Ucrânia … é realmente uma chance de falar a verdade e demonstrar nossa unidade contínua”, disse a fonte do governo.

As novas sanções reveladas pelos Estados Unidos neste domingo cortarão os meios de comunicação controlados pelo Kremlin de anunciantes e tecnologia de produção dos EUA, proíbem a Rússia de usar serviços fornecidos pelo país como gerenciamento ou consultoria e contabilidade corporativa, além de impor novos controles de exportação contra o russo setor industrial.

O anúncio também inclui cerca de 2.600 restrições de visto às autoridades russas e bielorrussas, e as primeiras sanções contra executivos do Gazprombank — a  empresa que a maior parte da Europa compra gás russo.

“Em conjunto, as ações de hoje são uma continuação da remoção sistemática e metódica da Rússia do sistema financeiro e econômico global. E a mensagem é que não haverá porto seguro para a economia russa se a invasão de Putin continuar ”, disse o funcionário do governo aos repórteres.

Sanções

A série de sanções americanas e ocidentais que foram impostas desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro levaram a economia russa a uma profunda recessão, pois faz a difícil transição para se tornar uma economia fechada.

As três redes de televisão sendo sancionadas pelos EUA neste domingo — o canal Rússia 1, a estação de televisão Russia-1 e a NTV Broadcasting Company — receberam mais de US $ 300 bilhões em receita de publicidade dos países ocidentais no ano passado, segundo o funcionário.

“Não teremos o negócio de ajudá-los a transmitir as mentiras e o engano que você ouve de Putin todos os dias”, disse ele.

No entanto, de acordo com a fonte, os EUA decidiram continuar a permitir a busca do “devido processo legal”, mas o governo continuará a reavaliar isso “todos os dias”. O funcionário observou que o Reino Unido também não instituiu essa proibição.

O membro do governo dos EUA também fez questão de observar que as sanções contra os executivos do GazPrombank são exatamente isso, ações contra líderes da importante instituição financeira e não uma sanção completa contra o próprio banco, com os quais os europeus devem fazer negócios para continuar a comprar gás russo.

“Este não é um bloqueio completo. Não estamos congelando os ativos do Gazprombank ou proibindo quaisquer transações com o banco. O que estamos sinalizando é que o Gazprombank não é um refúgio seguro. Então, estamos sancionando alguns dos principais executivos de negócios, são as pessoas que se sentam no topo da organização, para criar um efeito assustador “, disse esse funcionário.

A decisão de restringir as exportações de produtos industriais para a Rússia visa dificultar a capacidade industrial e a capacidade de guerra do Kremlin, semelhante à maneira como as restrições ocidentais aos microchips estão limitando a capacidade da Rússia de fazer mísseis guiados de precisão.

Além da proibição de exportação aos serviços industriais russos, os EUA também sancionaram o Promtekhnologiya LLC, que produz armas, como rifles, usados ​​pelas forças russas na Ucrânia, e a Comissão Reguladora Nuclear também não permitirá mais a exportação de urânio, plutônio ou outro produtos relacionados à energia nuclear.

Deu na CNN

Deixe um comentário