Com servidores em greve, Samu Natal registra até 15 pacientes em fila de espera por socorro

 

Com enfemeiros e técnicos em enfermagem em greve, o Samu Natal opera com apenas metade das ambulâncias há cerca de 20 dias, segundo a coordenação do órgão. A situação tem causado filas de espera com até 15 pacientes à espera de socorro na capital potiguar.

As informações foram confirmadas ao g1 pelo coordenador do Samu, Cláudio Macêdo, na manhã desta sexta-feira (6).

Sem o pronto-atendimento, pacientes em situação de urgência têm esperado várias horas ou até buscado meios próprios para chegar às unidades de saúde da cidade.

Na manhã desta sexta-feira (6), de acordo com ele, o serviço estava menos demandado. Apesar disso, uma família não esperou o socorro para uma idosa de 89 anos, no bairro Dix-Sept Rosado, e já tinha saído com ela para o hospital quando uma ambulância chegou à residência, cerca de meia hora após o chamado.

Ao todo, o município tem 9 ambulâncias básicas e três de suporte avançado, mas apenas cinco ou seis estão operando diariamente por causa da greve, dependendo da quantidade de servidores que se apresentam ao plantão diariamente.

O problema foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. A pasta informou que apresentou uma proposta de reajuste salarial para a categoria, mas que foi recusada. O município ainda deverá marcar uma nova rodada de negociações.

Deu no G1

Deixe um comentário