Frente Parlamentar distribui absorventes para mulheres em situação de rua

Foto : Verônica Macedo

 

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara Municipal de Natal fez a entrega, nesta segunda-feira (02), para mulheres em situação de rua de absorventes doados pelos parlamentares, servidores da Casa e sociedade civil. A atividade aconteceu no Viaduto do Baldo, centro da capital potiguar, e contou com a participação das vereadoras Divaneide Basílio (PT), presidente da Frente Parlamentar, e Júlia Arruda (PCdoB). Ao todo, 18 mulheres foram beneficiadas pela campanha de arrecadação de absorventes promovida pelo Legislativo natalense.

“Este é um momento de muito compromisso e responsabilidade, mas também de emoção, pois mulheres em vulnerabilidade social recebem absorventes que simbolizam o cuidado com a saúde da população feminina da nossa cidade. Estar na rua não é uma situação fácil. São mulheres que viviam sob o Viaduto do Baldo, foram despejadas e migraram para o entorno do local no qual estavam. Ou seja, já enfrentam a falta de moradia, de alimento e outras carências. É nosso compromisso garantir a dignidade menstrual e a higiene pessoal dessas mulheres”, afirmou a vereadora Divaneide Basílio.

Por sua vez, a vereadora Júlia Arruda defendeu que a ação seja transformada em política pública. “Existe uma Lei Municipal neste sentido e o Governo do Estado já publicou um decreto para que seja uma política estadual que inclua todos os grupos vulneráveis da sociedade. Isso possibilitará que este fornecimento tenha continuidade, haja vista que o ciclo menstrual ocorre todos os meses. E a gente sabe que num momento de extrema precariedade, entre a comida e o absorvente, o que vai prevalecer é o alimento e tudo que for necessidade imediata. A dignidade menstrual é questão de saúde pública”.

Representando o Movimento População de Rua, Mary Silva agradeceu ao Parlamento Municipal pela entrega dos absorventes. “Para essas mulheres é muito importante porque sem esse produto elas usam qualquer coisa nos períodos de menstruação, inclusive panos sujos que podem causar sérios problemas de saúde. Por este motivo, estamos agradecidas a todos os vereadores pela participação nesta campanha de arrecadação. E que a sociedade natalense compreenda que ninguém está na rua por opção, mas por necessidade”.

Deixe um comentário