Eleições no RN : Imprevisibilidade

Por Tota Farache

Guardadas as paixões ideológicas e o “interesse econômico” envolvido em toda mente pensante, o jogo da política é a leitura do momento.

Não adianta espernear e nem querer colocar “o carro na frente do boi”, sob pena do apressado comer cru, e engolir no seco o que foi dito como “irreversível”. Assim é a política: dinâmica e imprevisível.

No cenário local, sem uma grande obra a apresentar ao povo norte-rio-grandense, nos quase 4 anos que esteve a frente do governo do RN, a governadora Fátima preferiu agir com uma manobra política, se aliando aos Alves, antes adversários políticos, como forma de capitalizar apoios de prefeitos do interior, como se isso fosse se traduzir na concretização de votos.

Do outro lado, a oposição demorou a escolher um candidato de consenso, que agradasse gregos e troianos. Não rolou “esse sonhado candidato”.

Eis que surge o ex-vice-governador Fábio Dantas com vontade e peito para assumir essa lacuna. Em convenção de lançamento da chapa, juntamente com o forte candidato ao senado Rogério Marinho, consegue juntar apoio expressivo que o credencia a disputar o governo contra a líder petista.

Quem dava como certa a reeleição de Fátima, hoje já não aposta todas as fichas nessa certeza absoluta.

O fato é que a 5 meses da eleição, a disputa ainda patina e está apenas começando, muita água vai rolar por baixo dessa ponte, os acordos e as composições vão ditar quem está ganhando ou perdendo terreno nessas articulações.

Tem gente ainda esperando o momento certo para entrar no jogo, se é que “esse momento existe”, querendo ser o “fator surpresa” das eleições, como se a globalização e as mídias sociais de hoje em dia permitissem tal garantia.

No disputado embate político, a importância da comunicação digital e seus tentáculos, com o uso adequado das ferramentas e mídias são um forte aliado na busca do eleitor indeciso.  Conhecer melhor esse eleitor, e tornar ele um aliado digital pode significar a vitória numa disputa eleitoral.

O jogo está apenas começando, nem todos estão em campo ainda, e apesar da aparente vantagem da atual governadora nas pesquisas apresentadas até agora, o cenário pode e deve mudar no passar dos meses.

Nada está certo nem garantido, quem cantar vitória de véspera, pode ser o peru de amanhã.

Quem vai encarar ?

 

 

Tota Farache é Jornalista e editor do Blog Os Libertários

Deixe um comentário