Aulas na rede pública de Natal voltam segunda-feira (02)

 

As aulas nas escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CMEIs) de Natal devem ser retomadas em todas as unidades da rede na próxima segunda-feira, dia 2 de maio. Isso porque os professores, que estavam em greve desde o dia 28 de março, decidiram suspender o movimento. A decisão veio após uma assembleia, que ocorreu nessa sexta-feira (29), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), para avaliar os rumos do movimento.

No encontro, os professores analisaram a possibilidade de retorno após uma audiência ocorrida na quinta-feira (28), entre o sindicato e o desembargador Virgílio Macedo Júnior. De acordo com Bruno Vital, coordenador do Sinte/RN, o magistrado estabeleceu que deverá mediar uma negociação junto ao Município, mas que, para isso, os professores teriam que retornar às salas de aula.

“O desembargador determinou que pode abrir uma conciliação com a Prefeitura a partir do movimento de suspensão da greve. Por isso, a categoria avaliou que era melhor fazer essa parada temporária e buscar, através do Judiciário, a conciliação junto ao Município”, explicou o coordenador do Sinte. Os professores reivindicam o reajuste do magistério, conforme piso nacional (de 33,24%).

Com a suspensão, a categoria entra em estado de greve (estado de alerta para uma possível nova paralisação). “A partir da próxima segunda-feira, os professores retornam para o trabalho nas escolas, ao mesmo tempo em que devem continuar participando das mobilizações que acontecerão dentro do nosso calendário de luta, que permanece. Nós vamos continuar buscando alternativas também junto ao Legislativo, para atendimento da reivindicação da categoria”, afirmou Bruno Vital.

Deixe um comentário