Câmara Municipal homenageia projetos sociais incentivadores do esporte em Natal

 

 

Mais de 40 projetos sociais incentivadores do esporte natalense foram homenageados pela Câmara Municipal de Natal nessa terça-feira (26), em sessão solene de propositura do vereador Kleber Fernandes (PSDB).

“O esporte transforma vidas, gerando inclusão e interação social, bem-estar, saúde e lazer. Sabemos que o poder público tem limitações e, onde ele não chega, lá estão os voluntários, projetos sociais, associações, federações e ONGs. Como vereador e esportista, busco incentivar e estimular essas iniciativas, através da intermediação com os órgãos públicos municipais, para valorizar e potencializar esses trabalhos”, justificou o propositor, acrescentando que os homenageados da noite são iniciativas do terceiro setor com atuação nas quatro zonas da cidade e as pessoas que se doam a esses trabalhos, muitas vezes sem estrutura e até sem remuneração, formando atletas e cidadãos.

Representando a Prefeitura do Natal, a secretária municipal de Esporte, Jódia Melo, elogiou a iniciativa do vereador e endossou a importância dos projetos homenageados. “Dessas inciativas do terceiro setor já nasceram muitos atletas profissionais e olímpicos. E além disso, esses projetos formam pessoas melhores para o convívio em sociedade”, lembrou.

Entre os homenageados estavam iniciativas de pequeno, médio e grande porte.  Desde projetos como a Companhia de Ballet de Pajuçara, da professora Liniety de Morais Silva Araújo, que atende a 72 crianças da zona Norte, ao maior evento esportivo de rua do RN, a Maratona Internacional do Natal, que este ano pretende tomar as ruas da cidade com seis mil corredores.

O projeto Companhia de Ballet do Pajuçara atua há 20 anos, auxiliando no desenvolvimento social e esportivo de centenas de meninas e meninos, crianças a partir do 3 anos e adolescentes. A professora Liniety se emociona ao falar do impacto do trabalho nas vidas deles. “Tiramos crianças das ruas, trabalhamos o desenvolvimento físico e a disciplina, ajudando na melhoria do rendimento escolar e formando cidadãos que convivem melhor com suas famílias e com a sociedade”, afima ela, que no momento dá aulas a mais de 70 pequenos bailarinos e bailarinas.

Na zona Oeste, é através do Memorial da Capoeira, que o pedagogo Nivaldo Freire da Silva impacta vidas de crianças, jovens, adultos e idosos. Mais que um projeto esportivo, o espaço fundado e coordenado pelo mestre de Capoeira, no bairro de Cidade Nova, desenvolve atividades socioculturais e, atualmente, atende a 120 crianças da rede pública de ensino e cerca de 480 pessoas, com orientação profissional e pedagógica, cursos de línguas estrangeiras, aulas de reforço escolar e preparatório para o Enem. “O esporte é um atrativo, uma ferramenta. O objetivo principal é encaminhar jovens às universidades e de lá, mais qualificados, ao mercado de trabalho, ajudando assim a reduzir as desigualdades sociais”, revela Nivaldo.

“A Câmara Municipal, através do vereador Kleber Fernandes, que é um esportista, está de parabéns por essa iniciativa de homenagear pessoas e projetos que, pelo esporte, contribuem para fazer melhores as vidas impactadas e, por consequência, nossa cidade ainda melhor”, parabenizou a professora de educação física, Liz Britto, diretora da Maratona Internacional do Natal, acrescentando a promoção do Turismo entre os benefícios do esporte. Este ano, a Maratona terá sua 5ª edição no próximo dia 15 de maior. Na última corrida presencial, em 2019, foram quatro mil participantes, e a expectativa para este ano é de acréscimo de 50% no número de corredores.

Deixe um comentário