Alunos da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, no bairro de Ponta Negra, em Natal, estão sem o transporte escolar desde o dia 12 de abril. O pneu do único ônibus que atende a comunidade escolar furou – são cerca de 350 estudantes por turno. Desde então, parte dos alunos tem ido à escola a pé ou de transporte público coletivo, pagando pela passagem.
O diretor da escola, Jurandir Júnior, diz que na turma do 9º ano só tinha um aluno para assistir aula nesta segunda-feira (25). O gestor escolar também conta que, por tal razão, os estudantes que estão indo são dispensados mais cedo.
“Entramos em contato com a secretaria, que informou que um edital foi aberto para solucionar o problema. Nenhuma previsão foi apresentada. Continuamos aguardando, sem solução. Se com um único ônibus para atender mais de 300 alunos era complicado, sem nenhum a situação fica ainda mais complicada”, desabafa o diretor.
“Sem o ônibus escolar, estou tendo que pegar o transporte público, pagando R$ 8 por dia, pois não pago meia. Isso deixa meu bolso furado. Quando não tenho o dinheiro, venho a pé, caminhando de 20 a 30 minutos. Isso prejudica meu rendimento, visto que chego cansada na escola. O ônibus faz falta”, conta uma estudante do ensino médio na instituição, que mora na Vila de Ponta Negra.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN informa que iniciou, na última semana, a manutenção em sua frota de ônibus escolares e que “nesta semana, com a entrega de novos equipamentos, os reparos nos ônibus que circulam em Natal devem ser realizados, incluindo o ônibus que atende a Escola Estadual Professor José Fernandes Machado”.
G1 RN