PF registra aumento na emissão de passaportes

A procura por passaportes acelerou com o relaxamento das medidas de prevenção à covid-19 e a queda do dólar. Em março, a PF (Polícia Federal) emitiu o maior número de passaportes em um mês desde o início da pandemia.

Segundo a PF, 193.922 passaportes foram emitidos no país em março. O número é mais que o dobro do registrado no mesmo mês de 2021 (61.829). E está próximo do nível pré-covid, quando mais de 200.000 documentos costumavam ser emitidos por mês.

 

 

No acumulado do ano, 504.193 passaportes já foram emitidos pela Polícia Federal. O saldo dos 3 primeiros meses de 2022 é 135% maior que o do 1º trimestre de 2021. Além disso, está só 12% abaixo do número de passaportes emitidos no mesmo período de 2020.

 

 

Dados da PF indicam que a procura por passaportes continua acelerando. Segundo a corporação, cerca de 9.500 documentos foram emitidos por dia na 1ª semana de abril. Em março, foram aproximadamente 9.200 por dia.

Para a Polícia Federal, 4 fatores contribuem para o aumento da demanda por passaportes:

  • reabertura de aeroportos;
  • crecente valorização do real;
  • demanda reprimida no período da pandemia;
  • crescimento populacional.

A Polícia Federal disse ainda que trabalha em diversas frentes para dar conta da alta demanda, como a ampliação da rede de equipamentos e de postos de atendimento para a emissão de passaportes.

Neste ano, por exemplo, o serviço começou a ser oferecido em Angra dos Reis (RJ). Em novembro de 2021, um posto de emissão de passaportes também foi inaugurado no Aeroporto do Galeão (RJ).

PRAZOS E TAXAS

Para emitir o passaporte, é preciso acessar o site da Polícia Federal, preencher um formulário, pagar uma taxa de R$ 257,25 e agendar o atendimento no posto da PF para a apresentação de documentos, a coleta de foto e digitais.

Em São Paulo, é preciso aguardar em média 30 dias entre o agendamento na internet e a ida ao posto da PF. No DF, o tempo médio cai para 4 dias, segundo a Polícia Federal. A corporação não informou o tempo de espera nos outros Estados até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

A PF disse, por sua vez, que quem precisar do documento com urgência pode ir a um posto de atendimento. Segundo a corporação, esses casos serão analisados e podem ser atendidos no mesmo dia.

Feito o atendimento presencial, o passaporte é entregue depois de 6 dias úteis. Mas, em casos de urgência, é possível encurtar o prazo de entrega para 2 dias úteis mediante o pagamento de uma taxa extra. Além disso, é possível solicitar um passaporte de emergência, que fica pronto no mesmo dia e tem validade, menor de 1 ano.

O passaporte tem validade de 10 anos desde 2015. O documento identifica o viajante em outros países, além de servir de registro para entradas e saídas, vistos e autorizações. Por isso, é necessário em viagens internacionais, que estão sendo retomadas por muitos brasileiros neste momento de relaxamento das medidas preventivas da covid-19 e da queda do dólar.

A taxa de emissão do passaporte de R$ 257,25 também está em vigor desde 2015. Mas, desde março de 2022, a PF passou a aceitar pagamentos por sistema bancário, cartão de crédito ou Pix.

Deu no Poder 360

Deixe um comentário