Instagram lança controle parental para pais monitorarem filhos na rede

Imagem de capa para Instagram lança controle parental para pais monitorarem filhos na rede
A Central da Família, como chama o controle parental do Instagram, ajudará pais a monitorarem os filhos na rede social – Foto: divulgação

 

O que era um desconforto, agora pode ser controlado graças à tecnologia.

Para que os pais possam deixar os filhos usarem redes sociais com mais tranquilidade, o Instagram lançou uma ferramenta de controle parental, que ajuda no monitoramento de atividade de crianças e adolescentes.

A Central da Família, como a funcionalidade foi chamada, começou a ser liberada nos Estados Unidos no último dia 16 e deve chegar a outros países nos próximos meses.

Com a mudança, o Instagram permitirá que pais e tutores vejam quanto tempo os seus adolescentes passam no aplicativo. A rede social também terá opção para os adultos definirem limites de tempo para os jovens no aplicativo.

 

Controle dos pais

A decisão de criar uma ferramenta de controle dos pais veio seis meses após Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook, afirmar que a empresa sabia que o Instagram é “tóxico” para os adolescentes. A fala da ex-funcionária levou, inclusive, Adam Mosseri, executivo do Instagram, a depor no Senado Americano, no final de 2020.

Segundo o Instagram, a ferramenta ajudará os pais em diversos momentos. Além das funcionalidades já citadas, eles poderão ser notificados quando os filhos relatarem que denunciaram algo no app e receber atualizações sobre quem os jovens seguem e por quem estão sendo seguidos.

Por enquanto, a funcionalidade só está disponível para o aplicativo, mas o Instagram já informou que a aplicará também para o acesso através de navegadores da web.

 

Orientação

A Central da Família ainda trará dica para os pais, orientando sobre como falar com filhos sobre o uso das redes sociais e tutoriais que ensinam adultos como usar os novos recursos.

A novidade foi anunciada por Adam: “Este é apenas um passo em um caminho muito mais longo para ajudar os adolescentes a se manterem seguros nas redes sociais e online de forma mais ampla”, disse o executivo.

“Sabemos que os pais estão ocupados e há muito o que fazer no dia a dia, por isso queremos garantir que essas ferramentas sejam o mais fáceis de usar possível”, concluiu.

 

Controle Parental do Instagram - Foto: divulgação

 

Informações do Olhar Digital

 

 

Deixe um comentário