Insegurança Conveniente

Por Cleano Barreto

Nenhum país do mundo tem tantos recursos privados de segurança pessoal e patrimonial, espalhadas por todas as camadas da sociedade, como o Brasil.
O país também ostenta os maiores custos desses ‘serviços’ no mundo.

O seguro total de um veículo no Brasil está entre os mais caros do mundo, podendo chegar a mais de 10% do seu valor. Se você renova-lo seguidamente por 10 anos, representará o valor de um veículo novo. Seguro no Brasil é um excelente negócio para quem banca. Com a palavra os bancos, seguradoras e cooperativas de seguros.

O setor de blindagem automobilística cresce, vertiginosamente, com o aumento da acessibilidade devido o financiamento a longo prazo deste serviço. Muitas vezes, o cliente financia um carro incluindo a blindagem!!
Esse serviço está se tornando cada vez mais utilizado, diante da ‘interiorização’ da insegurança, antes um problema somente das grandes cidades.

Setor de segurança patrimonial também continua em franca expansão. Cercas elétricas, alarmes, sensores, câmeras, equipamentos sofisticadíssimos, tecnologia de primeiro mundo…
Muitas empresas atuam no monitoramento eletrônico e segurança ostensiva de prédios privados e públicos, gerando milhares de empregos, Brasil afora.
A segurança e transporte de valores, é um dos setores que mais cresceu neste segmento. Tudo por causa do aumento do risco, devido a insegurança pública.

Não podemos deixar de mencionar as empresas de segurança pessoal, com profissionais treinados em artes marciais, logística anti-sequestro e até cursos para porte de armas de fogo. Esse recurso, caríssimo, era mais utilizado por pessoas abastadas e grandes empresas, mas sua abrangência também está crescendo na direção das classes media/alta.

Todas essas atividades estão sendo fomentadas pela ausência e incompetência do Estado, na segurança pública, na educação… Os altos e injustos impostos que pagamos, não retornam em forma de serviços públicos essenciais e benefícios. E quando o estado se omite, a criminalidade ocupa seu lugar com uma velocidade supersônica, através da corrupção das Polícias, do surgimento de milícias armadas, a proliferação do crime organizado, tráfico de drogas, armas… Vira uma terra sem Lei e sem Ordem!!
Temos que fazer uma profunda reflexão diante desse quadro.

Se existe um crescimento vertiginoso do setor de proteção e segurança privada, é porque o Estado sumiu. A violência e insegurança estão crescendo também no mesmo ritmo. E, o pior, tem muita gente LUCRANDO com esse status calamitoso que vive hoje a sociedade brasileira.

Se alguém está lucrando com a desgraça alheia, a tendência é que as causas dos problemas não sejam sanadas e estes vendam uma suposta e fictícia proteção, concordam???

Quando um político em campanha, adentra a uma favela, sobe um morro e pede voto a um traficante para se eleger, a recíproca será o favorecimento do crime organizado.

As Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Congresso Nacional e Governos, estão CONTAMINADOS pelo crime organizado. Muitos mandatos Legislativos e Executivos, estão sendo exercidos por elementos ligados e financiados pelo crime organizado. Se o povo brasileiro não se unir e tomar as providências cabíveis, legais e democráticas, urgentes, não sei onde iremos parar.

Por fim, enxergo que a escalada da violência é crescente e indiscriminada. Nenhum serviço de proteção privado poderá tornar você e sua família inatingíveis, blindados. Por mais abastado que sejas!!!

Ano que vem teremos eleições, oportunidade ímpar de melhorar esse ‘quadro negro’, escolhendo melhor nossos representantes!!!

Assim penso…

 

Cleano Barreto é administrador de empresas e empresário

15 thoughts to “Insegurança Conveniente”

  1. Estamos ainda recebendo os frutos do governo anterior, o mesmo criou regalias para bandidos e colocou medo no polícia em agir, resultando o aumento da criminalidade e aumento do comércio da segurança e seguros.

  2. Isso já vem se arrastando por muitos anos, precisamos de espaço a serem usados assim como você usa nesse, abrindo olhos e desvendando verdades que muitas vezes passam despercebidas pela populaçã.
    VÁ EM FRENTE AMIGO!

  3. Parabéns ? Cleano, assunto de extrema importância para o País.
    Só um dado, mostra que crimes violentos e a escala dos gastos com segurança privada consomem mais de 130 bilhões por ano as empresas.
    É preocupante, no momento que o país tenta a todo custo atrair investimentos para voltar a crescer. Empresários fazem as contas pra ver se o “custo Brasil” compensa apostar no Brasil. Segundo a classe empresarial o custo com segurança, o produto, além de caro, perde competividade.

  4. A questão da segurança é preocupante.
    Os candidatos só prometem e qdo chegam ao poder ,pouco fazem. Quando pensam em algo,a bandidagem já passou à frente.

  5. Texto de suma relevância!
    A população apavorada com a onda de violência e insegurança termina assumindo responsabilidades (caras) que deveriam ser dos governantes o que é um verdadeiro absurdo!

  6. Como Sempre amigo, você “cutucando” a ferida da verdade. “Escreva aí” chegará o tempo de retomarmos ao velho oeste, se é que ele já não exista. As pomposas máquinas de matar de hj, são fichinha frente aos velhos Colt 45. Desde de que, inventaram que “você” necessita pagar para ter ou estar seguro… Atrás disso anda sempre um gatuno.

Deixe um comentário