“Para onde irá o PSDB do RN”

Por Ney Lopes de Souza

Política surpreende. Imagina-se certa situação eleitoral, surgem novos fatos e tudo muda.

O PSDB do RN é um exemplo.

Antes das prévias nacionais, eram todos acomodados no governo petista e sinais de apoio à reeleição da governadora Fátima Bzerra.

Após as últimas prévias partidárias, a escolha do governador João Dória fortaleceu o grupo local.

Abrem-se perspectivas para candidaturas majoritárias próprias, como palanque para o nome indicado à presidência da República pelo partido.

Bolsonaro – O fortalecimento dos tucanos potiguares traz um grave problema: o veto da legenda a qualquer tipo de apoio aos aliados de Bolsonaro.

Sabe-se que é proclamado o apoio do PSDB-RN ao ministro Rogério Marinho, que disputará o senado federal, ao lado do presidente

E agora? A última pesquisa do IPESPE revelou a tendência do eleitor “rejeitar” candidatos “incoerentes, contraditórios” e com “casos pendentes na justiça”.

Embora o político tradicional não reconheça autonomia do eleitorado e ache fácil “misturar azeite com água” (como se fez no passado), em 2022 parece que será difícil.

Chance – A escolha do governador João Dória abre realmente espaço para o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, disputar o governo do Estado.

Porém, a densidade desse apoio, ainda depende do crescimento eleitoral de Dória e se ele irá ser o vice de Moro, ou não.

Além disso, os tucanos potiguares terão que convencer a cúpula do partido, acerca da aliança com Rogério Marinho, do PL bolsonarista.

Uma alternativa poderá ser o PSDB-RN fechar a chapa majoritária, apresentando também candidato ao Senado.

Incógnita – Por todas essas circunstâncias, é ainda duvidoso, se os tucanos no RN ganharão realmente espaço na disputa eleitoral de 2022.

Terão que construir caminhos, talvez ainda não conhecidos da opinião pública, para montarem um palanque confiável, o que será fundamental para o sucesso.

Do contrário, a legenda continuará com a fama da dubiedade de não definir-se, justamente a imagem que a direção nacional do partido quer mudar a todo custo.

 

Dr Ney Lopes de Souza é advogado, professor titular da UFRN e ex-deputado federal

Deixe um comentário