O deputado estadual Nélter Queiroz criticou o secretário estadual Cipriano Maia pela condução da pasta da Saúde. De acordo com ele, a atual situação de piora dos números relacionados à área exige intervenção.
“É público e notório que estamos na pior gestão da Saúde Pública do RN. Desde o início da gestão da governadora Fátima, em janeiro de 2019, a situação do SUS potiguar piorou drasticamente. Na atual administração, falta de tudo: fios cirúrgicos, comida para pacientes e acompanhantes, medicamentos da Unicat, mesmo com financiamento federal. Além disso, prestadores de serviços reclamam de atrasos nos pagamentos, terceirizados não recebem regularmente e servidores concursados estão surtando em razão do grande estresse”, criticou.
Para o deputado, a atual situação exige mais do que críticas, questionamentos e reflexões. “Exige intervenção. Falta de exames de cateterismo e angioplastia causam mortes silenciosas que não vão a público e ficam apenas nas estatísticas do SUS; até a presente data, houve quase 100 falecimentos de bebês na UTI materno-infantil do Hospital Santa Catarina; e a UTI Neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes, na Zona Norte, continua sem funcionar, apesar de ter sido concluída há dois anos, porque a atual administração não contratou médicos. E sobre a pandemia, a gestão dele continua sendo desastrosa, com a morte de quase mil pessoas no RN, apenas pela falta de leitos”, concluiu Nelter.