Conheça o Ice Wine : o vinho do gelo

 

Os Ice Wines são vinhos produzidos a partir de uvas congeladas no próprio vinhedo, considerados até uma verdadeira obra-prima da vitivinicultura. A partir dessa matéria prima congelada, são separadas as partes solidificadas pela baixa temperatura que é a maior parte do conteúdo do bago “a água“ restando um líquido com um elevado teor residual de açúcar natural da uva.

Apresenta rendimento baixíssimo, só para você ter uma idéia, uma videira produz praticamente somente matéria prima para fazer apenas uma garrafa desse néctar magnifico, e das pequenas de 375 ml. Por isso tem o valor mais elevado. Com isso, há uma enorme concentração de aromas e sabores que deixa qualquer enófilo extasiado, pois ele apresenta uma doçura característica, é refrescante, e equilibrado por uma acidez elevada. Ele harmoniza muito bem com sobremesas como crème brûlée, pudim de leite, mousse, bolo de nozes ou amêndoas e há os que o consomem após a refeição no lugar da própria sobremesa. Uma delícia !

Esses vinhos são muito produzidos no Canadá, Austria, Hungria, Moldava, Eslovenia, no norte da Espanha e em diversas regiões vínicas que podem sofrer por essa condição climáticas. No hemisfério Norte essa colheita pode acontecer até após o Ano Novo.

 

Exemplar de Ice Wine produzido em Laguardia        ( Espanha ) com a casta Viúra Foto : Divulgação

 

Existe uma história ou “lenda” sobre como o primeiro Ice Wine pode ter surgido na Alemanha (1794) de forma acidental. Um dono de um vinhedo por algum motivo no período da colheita estava viajando, portanto as uvas não foram colhidas na época do que era tradicional serem colhidas, e quando esse senhor retornou as suas vinhas apresentavam-se congeladas, e ao ver isso decidiu colher-las e processa-las mesmo assim, o resultado foi um néctar com uma doçura elevada e com aromas e sabores muito complexos e agradáveis.

Na atualidade o Canadá é líder mundial na produção dessas delicatéssen vínica. Eu visitei no Canadá, na região de Ontário, uma cidade chamada Niagara On Lake onde há uma escola de enologia e que nos arredores produzem magníficos Ice Wines, o interessante é que produzem de diversas uvas diferentes, vinhos monocastas e também blends. As principais uvas produzidas para esses vinhos são Cabernet Franc, Merlot, Gewürztraminer, Riesling, Grüner Veltliner, Chenin Blanc, Vidal Blanc e a escolha delas, tem haver com boa adaptação dessas castas a regiões de climas extremas de frios.

Alguns produtores também congelam artificialmente suas uvas, esse processo é chamado de crioextração, isso é permitido em alguns países onde não se tem esses extremos de temperatura fria e não possuem regulamentos para sua produção.

Informações da Dayane Casal

Deixe um comentário