Na próxima sexta-feira, 19, o Rio grande do Norte escolhe o presidente da OAB/RN numa disputa que tem movimentado a cidade. Os Libertários entre em campo, entrevistando e mostrando as principais propostas dos(as) candidatos(as).
A nossa entrevistada de hoje é a candidata que mais tem crescido nas pesquisas, a advogada Magna Letícia.
Os Libertários: Se eleita for, qual a primeira ação efetiva de mudança proposta pelo seu grupo a frente da OAB/RN ?
Magna Letícia : Resgatar a OAB/RN para todos os advogados e advogadas, indistintamente. Trazer uma OAB atenta às demandas da advocacia, enfrentar as violações de prerrogativas de forma firme criando uma Diretoria de Prerrogativas, levar aos advogados e advogadas do interior do estado braços da CAARN, da ESA e da Diretoria de Prerrogativas, criar canais permanentes de discussão com o judiciário em toda e qualquer medida que afetar o exercício da advocacia, revisar a anuidade e ver a possibilidade de reduzir ou criar descontos no seu valor, para que esse valor corresponda a uma contraprestação justa e adequada de serviços da OAB aos advogados e advogadas.
Os Libertários: O que a sua candidatura traz de novidade para os novos advogados, que estão entrando agora no mercado de trabalho ?
Magna Letícia: Traz uma OAB realmente voltada para todo e qualquer advogado ou advogada do nosso estado. Uma OAB proativa, que sai do discurso para a ação, que tem uma presidência que sai do gabinete e enfrenta junto todos os gargalos da advocacia. Uma OAB que acolhe a todos na sua casa, a casa que não pode ser de um grupo de amigos do rei, mas de todos os advogados e advogadas.
Os Libertários : Com a crise econômica , impulsionada pela pandemia, muitos advogados estão inadimplentes com a OAB, e outros reclamam do alto preço ?
Qual a proposta da chapa para estes problemas ?
Magna Letícia: Revisar a anuidade para possíveis soluções de redução, de descontos. Por outro lado, oferecer aos advogados e advogadas uma contraprestação justa revertendo essa anuidade em benefícios para toda a classe. Adotar um orçamento participativo onde a classe é que indicará o mais importante para o amparo à advocacia. Capacitar os advogados, auxiliando e orientando a jovem advocacia como entrar e se manter no mercado, como também auxiliar os advogados há mais no mercado, a continuarem nele, orientando o uso das novas ferramentas de marketing digital, gerenciamento de escritórios, ética e disciplina, ajuizamentos virtuais, entre outras coisas.
Os Libertários: A senhora conseguiu unir ex presidentes e grande parte da oposição em torno do seu nome ; qual foi o critério e qual o seu poder de convencimento a esses grupos ???
Magna Letícia: Foi a conscientização de que que mais importante que vontades individuais, existe o coletivo. Essa gestão não nos representa e esses apoios foram uma demonstração de desprendimento pessoal de grandes nomes da advocacia que viram em mim a possibilidade de resgatar a OAB/RN de volta para os advogados e advogadas, e para o seu protagonismo. Me sinto honrada por cada apoio recebido.
Os Libertários : A OAB nacional tem assumido muitas posições políticas, e muitos da classe condenam o partidarismo da instituição.
Caso seja eleita , qual será a posição da presidente da OAB/RN nessas questões políticas locais e nacionais?
Magna Letícia : A OAB não pode se partidarizar. O único partido da OAB de e ser a advocacia. Contudo, a OAB sempre teve um papel de importância na história do país, e não pode se furtar de discutir o estafo democrático de direito e questões constitucionais. Estabelecendo os limites de forma equilibrada, cumpre as duas funções: a de salvaguarda da advocacia e a de uma das protetoras do estado democrático de direito e de todos os princípios constitucionais.