CPI da COVID-19 aprova a condução coercitiva do prefeito de Araraquara Edinho Silva (PT)

 

A CPI da Covid da Assembleia Legislativa do RN aprovou nesta quinta-feira  (4) requerimento em que solicita a condução coercitiva do prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), por não ter comparecido à reunião na tarde desta quinta.

Segundo a coissão, ele não respondeu a nenhuma das tentativas de contato para confirmar recebimento de intimação. O requerimento foi aprovado com dois votos favoráveis – eputados Kelps Lima (SDD) e Gustavo Carvalho (PSDB) – e duas abstenções – Francisco do PT e George Soares (PL).

Disse Kelps, que preside a CPI:

– Depois de diversas ligações sem resposta e da divulgação de nota pela Prefeitura de Araraquara, com declarações do prefeito, desdenhando da CPI da Covid, me reuni com o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira e com o Procurador da Casa, decidimos que esperaríamos o comparecimento do prefeito. Em caso de não comparecimento, foi comunicado que ingressaríamos na Justiça para que seja feita a condução coercitiva de Edinho Silva, que teve atitude desrespeitosa. Ele optou pelo desdém, pelo descaso.

Intenção 

Com o depoimento de Edinho Silva, a CPI busca esclarecimentos sobre um repasse realizado em respiradores pela empresa Hempcare ao município do interior paulista. A doação seria de equipamentos avaliados, em R$ 4,2 milhões.

Silêncio 

Ex-secretário chefe do Gabinete Civil do governo baiano, Bruno Dauster compareceu à reunião, mas ficou em silêncio, diante de habeas corpus obtido no Tribunal de Justiça RN. O depoimento seria para esclarecimentos sobre o caso da compra dos respiradores pelo Consórcio Nordeste não entregues ao governo do RN.

Já o irmão dele, empresário, Jório Dauster, solicitou adiantamento do depoimento para o próximo dia 11 (quinta-feira). “Ele enviou comprovante de sua participação em reunião do conselho administrativo da empresa que faz parte”, explicou Kelps.

Em tempo

As próximas oitivas serão quarta-feira (10), com provisão dos depoimentos de Valderi de Souza, gerente administrativo do Consórcio Nordeste; Joseilton Gonçalves, diretor financeiro do Consórcio; Jesiel Soares da Silva, gerente de finanças do Consórcio, e de Paulo de Tarso Carlos, da Biogel Energy.

Para o dia 11, estão previstos os depoimentos do empresário Jório Dauster e do diretor médico da Sesap RN Rafael Góes Campos.

 

Deixe um comentário