Ministério da Ciência aposta em Spray anti-covid para mãos à base de nióbio

Spray anti-covid
Embalagem do Innib 41, spray anti-Covid para as mãos feito à base de nióbio                           Foto : Divulgação/Startup Nanonib

 

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criaram uma solução à base de nióbio que é capaz de proteger diferentes tipos de superfície do novo coronavírus por até 24 horas, tanto em ambientes domésticos como hospitalares. Em forma de gel ou líquido spray, o produto pode também ser usado para limpeza e desinfecção das mãos e não provoca nenhuma reação adversa. Uma parte do financiamento do projeto foi financiada com recursos da Finep ( Financiadora de Pesquisa ), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência , Tecnologia e Inovação. Foram recebidos cerca de R$ 500 mil por meio de um edital específico de combate à Covid-19.

A expectativa dos pesquisadores é que o produto possa estar disponível para comercialização em breve. A soluçãochamada comercialmente de INNIB-41®, foi registrada pela startup Nanonib® (criada pelos pesquisadores da UFMG em parceria com investidores privados) e sua eficácia foi comprovada em testes de laboratório.

Segundo o professor Luiz Carlos Oliveira, do Departamento de Química da UFMG e líder da pesquisa, o composto de nióbio produzido para a desativação do coronavírus está relacionado a uma família de compostos chamados polioxoniobatos.

“Sintetizamos uma forma nova de polioxoniobato com capacidade de gerar espécies de oxigênio que desativam de forma eficiente uma elevada carga do coronavírus. Essas espécies de oxigênio são liberadas no meio ao se deparar com uma bactéria ou um vírus”, explica o professor.

Professor Luiz Carlos Oliveira Foto: Arquivo pessoal

 

Luiz Carlos Oliveira também conta que a Nanonib® produz, de forma única no mundo, compostos de nióbio em gel, sem utilizar solventes orgânicos ou polímeros. O que significa que os produtos não comprometem a saúde humana e nem o meio ambiente.

“Vamos criar soluções contendo moléculas inovadoras de nióbio, de baixo custo de produção e versáteis, que também poderão ser inseridas em produtos de limpeza e cosméticos disponíveis no mercado”, assinala o professor, ressaltando que, além de combater o novo coronavírus, os materiais avançados de nióbio têm várias outras utilidades. “Em testes preliminares, eles apresentaram excelentes propriedades e ações fungicida, bactericida e virucida”, revelou Oliveira.

Estratégico para Minas

O pesquisador também ressalta a importância estratégica da pesquisa para Minas Gerais, uma vez que o Estado é o maior produtor de nióbio do mundo. “As tecnologias desenvolvidas com o nióbio têm alto grau de ineditismo e grande potencial de geração de valor e podem ser de interesse estratégico e econômico para Minas Gerais, que tem a maior produção de nióbio no mundo”, assinala.

Nanonib® é a primeira spin-off no mundo a criar produtos à base de nióbio para aplicações nas áreas de saúde e cosméticos.

Deixe um comentário