FUNASA e Ministério das Comunicações fazem ato conjunto de entregas do Governo Federal para a população do RN

Pablo Tatin, Superintendente da FUNASA RN      Foto : Divulgação

No próximo dia 27 de setembro, às 14h30min, no Ginásio Poliesportivo Ver. Milton França em Pau dos Ferros, a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, em parceria com o Ministério das Comunicações – MCOM, realizará evento conjunto de entrega do certificado de conclusão de 12 obras de engenharia que beneficiaram 10 municípios potiguares. Os projetos concluídos atendem a milhares de cidadãos norte-rio-grandenses nas áreas de saneamento básico e acesso à água e foram financiados com recursos da Funasa, entidade vinculada ao Ministério da Saúde, que repassou aos municípios o valor total de R$ 9.568.587,51.

O grande número de obras concluídas, oriundas de convênios firmados entre a FUNASA e os municípios do Rio Grande do Norte, ocorridas de 2020 para cá, apenas foi possível pela implementação de um planejamento estratégico realizado pela nova gestão da FUNASA/RN, que aumentou em 147% o número de parcelas de convênios pagas no último ano, se tornando a segunda melhor execução orçamentária entre as 26 superintendências da Fundação em todo o país.

Segundo o Superintendente Estadual da FUNASA, Pablo Tatim “Fizemos mais com menos. Em 2019 perdemos metade de nosso efetivo com aposentadorias de servidores, mas com foco e gestão mais que dobramos a produtividade”.

Além disso, durante a cerimônia será assinado Termo Aditivo, possibilitando o ingresso do CONSOP – Consórcio Público Regional de Saneamento do Alto Oeste Potiguar em um convênio, cujo objetivo é a construção de aterros sanitários que atendam à demanda da região. Por meio desse instrumento a Funasa repassará R$ 19.800.000,00 para o Governo do Estado realizar as obras em parceria com o Consórcio. Só no Oeste Potiguar serão beneficiados 44 municípios e mais de 300 mil cidadãos.

Tatim também afirma que o ministro Fábio Faria tem sido um grande parceiro da FUNASA no Rio Grande do Norte: “Com sua influência no Governo Federal ele não apenas tem conquistado novos recursos para ações de combate à seca e saneamento básico, como tem impedido a perda dos valores já investidos. Mês passado a atuação dele impediu o cancelamento de 40 convênios que não estavam sendo executados e em 2020 ele conseguiu a revogação do cancelamento do convênio de 19,8 milhões de reais para a construção de aterros sanitários no Seridó e no Oeste.”

Para o presidente da FUNASA, Miguel Marques, o órgão no RN tem atuado da forma esperada pela direção nacional: “A FUNASA potiguar tem dado muitas alegrias para nós. Alto nível de execução orçamentária e aumento significativo de produtividade. Com isso, estamos fazendo mais para quem menos tem. Esse é apenas o primeiro de vários eventos de inauguração que faremos no Rio Grande do Norte.”

Já o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirma que “A FUNASA é um órgão estratégico, principalmente no Nordeste. Constrói poços artesianos e adutoras, casas e sistemas de esgotamento sanitário em municípios com menos de 50 mil habitantes. A FUNASA atende a 159 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, com investimentos de cerca de 140 milhões de reais. É o Governo Federal investindo pesado em favor da melhoria de qualidade de vida da população. Ser parceiro de um órgão que tem essa missão tão nobre e que tem ajudado tanto o povo potiguar para mim é uma alegria.”

 

 

Deixe um comentário