O prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), trabalha para obter resultados concretos desde os primeiros dias de governo, a partir de 1 de janeiro. Para tanto, ele e sua equipe preparam um pacote de ações para ser aplicado nos 100 primeiros dias. Segundo a coordenadora da equipe de transição, vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, a nova administração priorizará atender às principais demandas da população. Entre os destaques estão a meta de zerar a fila de creches e a implementação de medidas preventivas contra alagamentos, um problema crônico que atinge a cidade do Natal.
Joanna Guerra explica que está sendo feito diagnóstico completo da situação atual da cidade com análise de finanças, contratos, convênios federais e políticas públicas. Segundo ela, o planejamento dará suporte tanto para os 100 primeiros dias quanto para a elaboração do Plano Plurianual. “Estamos avaliando com profundidade o impacto de políticas públicas, especialmente em saúde, educação e assistência social. Isso nos permitirá iniciar a gestão com ações já bem estruturadas”, afirmou.
Uma das prioridades é zerar a fila de creches já nas matrículas de 2025, uma promessa de campanha e compromisso que a equipe quer implementar rapidamente para atender as famílias. Outra frente de trabalho será a prevenção de alagamentos, com ações planejadas para iniciar em janeiro, período crítico para as chuvas na cidade. Obras de infraestrutura também estão no radar, como a criação da Via Mangue, na Zona Norte, e a pavimentação e drenagem de ruas no bairro Planalto, com investimentos para melhorar a mobilidade urbana e a sustentabilidade.
O novo governo, que será diplomado no dia 19 que vem, também terá a missão de concluir a segunda etapa do Hospital Municipal, que contará com quase 300 leitos. Segundo Joanna, a gestão desse equipamento será uma prioridade, assim como a organização do mercado da Redinha, que passará para concessão privada. Antes disso, a inauguração do mercado, prevista para o final de dezembro, será marcada pelo Festival de Butex, com participação de comerciantes locais e incentivo ao turismo.
Joanna destacou ainda que a gestão será pautada pelo diálogo com a sociedade, com o resgate de ferramentas de participação popular, como o orçamento participativo. Além disso, a vice-prefeita eleita quer estar próxima das comunidades. “Quero estar visitando escolas, unidades de saúde e equipamentos públicos. O contato direto com as pessoas faz toda a diferença na gestão”, enfatizou. “Estamos aqui para cumprir o plano aprovado pelos natalenses e transformar Natal em uma cidade ainda melhor para viver”, concluiu.
Deu no Agora RN