Urnas para o 2º turno ficam prontas até sexta (18); entenda o que é a “Geração de Mídias”

Foto: Agência Brasil

O processo de preparação das urnas eletrônicas para as eleições do segundo turno em Natal começou nesta segunda-feira (14) e será concluído na sexta-feira (18) no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), no bairro Tirol, zona Leste da capital. O procedimento envolve a inserção dos dados do eleitorado e das candidaturas nos equipamentos. O novo turno para definir quem vai governar a cidade acontece no próximo dia 27 de outubro.

A geração de mídias consiste na inserção de informações relativas aos candidatos e aos eleitores de cada seção eleitoral e são inseridos nas urnas, onde o cidadão registra seu voto. Em Natal, as zonas eleitorais 1, 2, 3 e 4 começaram a realizar o procedimento ontem e seguem até amanhã. Já a 69ª zona eleitoral começa amanhã e segue até a sexta-feira (18).

O que é a Geração de Mídias

Trata-se de uma cerimônia pública onde há a gravação dos dados necessários nas mídias para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições. Os trabalhos são realizados em três formatos:

  • Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos que concorrerão às eleições;
  • Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação;
  • Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.

O que é a cerimônia de preparação das urnas (carga e lacração das urnas)

É o processo de instalação nas urnas dos dados gerados na cerimônia de geração de mídias. Em um ambiente controlado, as urnas são carregadas, com a presença de representantes dos partidos políticos, da OAB e do Ministério Público, de modo a garantir que todos acompanhem a carga e possam checar se os dados estão corretos.

Etapas da carga

  1. Preparação das urnas: as urnas são preparadas para receber os dados. Isso inclui a instalação de uma mídia de carga, que é usada para gravar os dados das urnas.
  2. Carga das urnas com as mídias de votação e de resultado da votação: as urnas são testadas para garantir que todos os seus componentes estão funcionando corretamente e concluem a sua configuração com todos os dados necessários para ser utilizada no dia da votação.
  3. Depois de receber os dados das mídias, ser configurada e testada, a urna é então lacrada fisicamente.

Deu na Agência Brasil

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades