Índice de coliformes fecais despenca na Praia de Areia Preta, em Natal, após fiscalização

Praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal -
Foto: Semurb / Reprodução

 

Pela quarta semana consecutiva, a Praia de Areia Preta apresentou melhora nos padrões de balneabilidade. Os dados são dos boletins do Programa Água Azul, divulgados semanalmente pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

A melhora na balneabilidade acontece após a intensificação do trabalho de fiscalização nos imóveis ao longo da Avenida Governador Sílvio Pedroza, iniciada no mês de junho. A ação é conjunta de órgãos da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado.

Infratores que estavam despejando efluentes diretamente para a praia, inclusive um condomínio, um motel e um restaurante, foram autuados. Além disso, um trabalho de limpeza do sistema de esgotamento sanitário vem sendo realizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Antes das vistorias, os níveis de coliformes fecais chegaram a 9.200 NMP/100 mL (NMP é a sigla para número mais provável). Após as medidas implementadas, o índice oscilou nos boletins seguintes para 70, depois 111, depois 690 e, por último, no boletim divulgado no sábado (3), para 50 NMP/100 mL.

Para que uma praia seja considerada própria para banho, os níveis de coliformes termotolerantes devem permanecer abaixo de 1.000 NMP/100 mL de água durante cinco semanas consecutivas.

Deu no Portal da 98

Deixe um comentário