A locadora de veículos ASR Locação de Veículos e Máquinas venceu leilões em dois governos do PT em seis meses. Um deles foi o leilão de milho, em dezembro de 2023, no governo do petista Jerônimo Rodrigues. O outro foi de arroz, em junho de 2024, no governo federal.
As duas licitações foram realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que tem como presidente o petista Edegar Pretto. A ASR Locação de Veículos e Máquinas foi a única empresa a participar do leilão de milho da Companhia de Desenvolvimento Regional da Bahia (CAR). A companhia todos os cinco lotes por 19,8 milhões de reais.
A locadora tem sede em Brasília. Ela exerce 22 atividades econômicas totalmente diversas, que vão de serviço de buffet e recepção em repartição pública e eventos a obras de engenharia e terraplanagem.
Em fevereiro, a atividade de atacadista de cereais foi incluída no rol de atribuições da ASR. A importação e exportação de cereais e leguminosas passou a fazer parte das atividades da ASR em maio de 2024, 22 dias antes do leilão de arroz importado, no qual a empresa arrematou o terceiro maior lote, no valor de R$ 112 milhões.
A companhia foi criada em 2019 e já teve oito sócios. Na época do leilão de milho, a empresa estava em nome de Amanda dos Santos Araujo. Em abril, Crispiniano Espindola Wanderley assumiu a empresa no lugar de Amanda.
As informações são da colunista Andreza Matais, do UOL