Real é uma das moedas que mais perderam valor frente ao dólar em 2024

Real está entre as dez moedas que mais perderam valor frente ao dólar neste  ano
USP Imagens

 

Um levantamento realizado pela agência classificadora de risco Austin Rating apontou que o real está entre as dez moedas que mais se desvalorizaram frente ao dólar em 2024. De acordo com o ranking, a moeda brasileira acumula uma queda de 9,5% no ano e está na 7ª colocação em uma lista composta por 118 países.

De acordo com a análise, a naira, moeda da Nigéria, é que a mais perdeu valor ante o dólar, com desvalorização de 42,8% neste ano. Em seguida, estão as moedas do Egito e do Sudão do Sul (ambas chamadas libra), com 35% e 29,9% de queda, respectivamente. Na América Latina, apenas o peso, da Argentina, teve resultado pior que a moeda brasileira, com desvalorização de 10,1%.

O economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, ressaltou que os países cujas moedas tiveram resultados piores que o real estão em crise econômica, como é o caso da Argentina, ou enfrentam algum problema de confronto civil, como ocorre nas nações africanas.

Para economistas, o quadro fiscal brasileiro seria um dos fatores que ajudou a desvalorizar o real nos últimos meses. Em abril deste ano, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou uma mudança na projeção fiscal do Brasil, que passou a ser de déficit zero para 2025 — e não mais de superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), como previsto até o ano passado.

Outro fator que teria contribuído para a alta do dólar e, consequentemente, para a desvalorização de outras moedas, seriam os conflitos internacionais. Com o aumento dos embates, há uma fuga dos investimentos para o dólar, que é considerado mais seguro, o que deixa a moeda norte-americana mais valorizada frente a outras.

Deu na CNN

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades