A Starlink, serviço de internet via satélite desenvolvido pela empresa SpaceX de Elon Musk, está implementada no Brasil desde fevereiro de 2022, mas ganhou grande repercussão, após a doação de mil kits para auxiliar os resgate e facilitar a comunicação no Rio Grande do Sul, que está em estado crítico com as inundações que atingiram diversas regiões do estado.
As antenas, que fornecem internet via satélite, chegaram à Base Aérea de Canoas no último sábado (11) e foram distribuídas gratuitamente para comunidades em áreas remotas e de difícil acesso, onde a infraestrutura de telecomunicações foi severamente danificada pelas chuvas.
A doação foi anunciada pelo próprio dono da companhia, por meio de uma publicação no X (antigo Twitter). Veja abaixo:
https://x.com/i/status/1788564251931508966
Mas o que de fato é a Starlink?
De acordo com o site oficial da empresa, a Starlink é uma constelação em constante crescimento de satélites artificiais em órbita baixa da Terra (LEO) com o objetivo de fornecer acesso à internet de banda larga de alta velocidade para qualquer lugar do planeta, mesmo nas regiões mais remotas e subdesenvolvidas.
Os usuários da Starlink precisam de um terminal receptor especial, similar a uma antena parabólica, para receber o sinal dos satélites e se conectar à internet.
A empresa atualmente oferece três modalidades de planos no Brasil: residencial, para viagens e para embarcações. Para contratar o serviço da Starlink no país, basta acessar o site oficial da empresa e todo procedimento é feito online, para conferir o passo a passo da contratação da internet, acesse essa matéria do E-Investidor.
Os valores mensais variam, mas o investimento inicial pelo equipamento é de R$ 2 mil, com uma taxa de assinatura mensal de R$ 184, para o plano básico residencial. Confira todos os valores dos planos disponíveis para contratação da Starlink no Brasil, nesta matéria da jornalista Luíza Lanza para o E-Investidor.