A cantora pop norte-americana Madonna, de 65 anos, se apresenta neste sábado (4.mai.2024) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O show será gratuito para o público, mas a artista embolsará R$ 17 milhões pela apresentação. A movimentação total, que inclui investimentos, giro na economia, patrocínios, transmissão e gastos com a infraestrutura, passa dos R$ 400 milhões.
Além do cachê milionário, o transporte de carga internacional saiu ainda mais caro. O valor para trazer os equipamentos necessários para o show de artista no Brasil foi estimado em R$ 20 milhões, segundo a Folha de S.Paulo.
A cantora chegou ao Brasil na 2ª feira (29.abr). Hospedada em uma das suítes mais caras do Copacabana Palace, a artista e sua equipe ocupam 90 dos 239 quartos do hotel. Os gastos estimados com hospedagem somam R$ 4,85 milhões.
O dinheiro destinado para a estrutura do evento não fica atrás. O show terá o maior palco já usado na “Celebration Tour”, que comemora os 40 anos de sua carreira. Serão 812 metros quadrados, com 24 metros de frente e pé direito de 18 metros, com valor estimado em R$ 1,6 milhão.
O valor destinado para os equipamentos de som e áudio é de R$ 1,5 milhão. Para a segurança, foram investidos R$ 580 mil. Outros R$ 877,8 mil foram gastos com ensaios e camarins. O valor total desembolsado por patrocinadores está na casa dos R$ 60 milhões, contando com a Prefeitura do Rio e o governo do Estado, que liberaram R$ 10 milhões cada um. Os outros R$ 40 milhões estão divididos entre as empresas Itaú e Heineken.
Madonna volta ao Brasil depois de 12 anos. A artista sobe ao palco às 21h45. No entanto, para quem quiser chegar cedo, a programação começará às 18h45, com o DJ Barata. Em seguida, terá a apresentação do convidado especial, o cantor Diplo, às 20h. O show será transmitido ao vivo na TV Globo, no Multishow e no Globoplay.
O evento deve atrair pelo menos 1,5 milhão de pessoas. Inicialmente a prefeitura estimou a presença de 1 milhão de pessoas, sendo 850 mil de cariocas e moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, 120 mil turistas nacionais e 30.000 estrangeiros. Porém, depois a administração municipal superdimensionou a estimativa. Segundo a Prefeitura do Rio, o show movimentará a economia carioca em R$ 293 milhões. O valor é 29 vezes maior do que os R$ 10 milhões investidos pela cidade no evento.
Deu no Poder360