Evasão escolar afeta pelo menos 11 mil alunos no RN, estima secretaria de Educação

 

Após o retorno às aulas presenciais em 2021, a Secretaria de Estado da Educação (SEEC) estima que a evasão em sua rede deve afetar cerca de 11 mil alunos. Apesar de o impacto sentido ser menor do que aquele no ano de 2020, o secretário Getúlio Marques esclarece que o número real referente ao ano de 2021 deve ser maior que o estimado até o momento e será divulgado após conclusão do Censo Escolar anual, previsto para março de 2022. Os números de acompanhamento interno registram 5% de evasão no ano letivo de 2021.

 

Em seu levantamento interno, a SEEC analisa dados fornecidos pelas próprias escolas e Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc). Entretanto, a Secretaria explica que esses números não possuem caráter censitário visto que só com a virada do ano letivo, esses dados poderão ser calculados pelo Ministério da Educação com precisão.

 

De acordo com os dados preliminares, o índice de evasão escolar é considerado alto em quatro municípios potiguares, onde o registro é maior que 20%: Baraúna (31%), Boa Saúde (29%), Jaçanã (23%) e Antônio Martins (23%). Com evasão maior que 15%, o RN tem mais dois municípios: Grossos e Coronel Ezequiel. Todas as outras localidades do estado apresentam evasão abaixo desse percentual. De qualquer modo, o secretário explica que as matriculas escolares para o ano letivo de 2022, que devem ocorrer no mês de janeiro, vão esclarecer a questão da evasão. Reportagem completa na Tribuna do Norte.

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades