A mais recente pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela uma queda expressiva na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na maior cidade do Nordeste: Fortaleza, capital do Ceará.
Entre abril de 2023 e março deste ano, a avaliação do trabalho de Lula despencou. Atualmente, sua gestão é aprovada por 52,4% dos eleitores em Fortaleza, em comparação com os 68,9% registrados em abril do ano passado. Por outro lado, a taxa de desaprovação subiu de 27% para 44,3% no mesmo período.
Quando questionados sobre a avaliação da gestão, o percentual de ótimo/bom caiu de 55,9% para 39,5%, enquanto a taxa de ruim/péssimo aumentou de 20,4% para 36,5%. O percentual dos que consideram o trabalho de Lula regular oscilou de 21,8% para 22,6%.
Apesar da tradicional popularidade do PT e de Lula no Ceará e em Fortaleza, os números indicam uma mudança de cenário na política local. Na eleição presidencial de 2022, Lula venceu Jair Bolsonaro no estado e na capital.
No entanto, na corrida pela prefeitura de Fortaleza neste ano, os candidatos petistas, como o deputado estadual Evandro Leitão e a ex-prefeita Luizianne Lins, enfrentam desafios dobrados, com Capitão Wagner liderando isoladamente, e André Fernandes ganhando protagonismo nas pesquisas.
Seja nos cenários estimulados ou espontâneos, Fernandes tem experimentado um crescimento notável, indicando fôlego suficiente para disputar assumir em breve o segundo lugar e, possivelmente, entrar na briga pela primeira colocação.
Deu no Conexão Política