Uma pesquisa Datafolha, publicada nesta sexta-feira (29), aponta que 65% dos brasileiros consideram que os atos do dia 8 de fevereiro de 2023 foi um ato de vandalismo, enquanto que apenas 30% consideram uma tentativa de golpe.
Foram entrevistados pelo instituto 2.002 brasileiros nos dias 19 e 20 de março. Não souberam opinar 5% dos ouvidos em 147 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
De acordo com a pesquisa, houve diferença na avaliação do 8/1 entre eleitores do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na avaliação dos que votaram no ex-presidente, 77% consideram o episódio como vandalismo, contra 52% do eleitorado de Lula.
Já a ideia de que houve uma tentativa de golpe alcança 46% dos eleitores do atual mandatário e 16% daqueles que apoiaram o antecessor.
Na a preferência partidária do entrevistado, 45% dos que se dizem petistas afirmam que foi uma tentativa de golpe, enquanto 78% dos que citam preferir o PL de Bolsonaro defendem que foi ato de vândalos.
O DataFolha ainda apontou que há uma discrepância de relevo na opinião daqueles 2% da amostra populacional do Datafolha que ganham mais de 10 salários mínimos. Nessa faixa, 40% acreditam que foi uma tentativa de golpe.
Os atos do dia 8 de janeiro estão sendo julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como uma tentativa de golpe. Mais de 1.400 denúncias foram elaboradas pelo Ministério Público Federal sobre o caso até agora, e 145 pessoas já foram condenadas pelo ministro Alexandre de Moraes a penas que vão de 3 a 17 anos.
Deu na Gazeta do Povo