Um Boeing 777-300ER da companhia aérea Air Canada havia acabado de partir da pista de pouso do Aeroporto de Vancouver no último domingo (3) quando foi atingido em cheio por um raio. O momento foi capturado pelo internauta Ethan West e publicado em seu perfil no Twitter/X.
Apesar da cena impressionante, a companhia aérea informou à emissora CBC News que o voo de 10 horas continuou sem problemas, e os passageiros chegaram seguros ao Aeroporto London Heathrow. Em média, aviões comerciais são atingidos por relâmpagos uma vez por ano, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat). Esse tipo de impacto costuma acontecer em alturas abaixo dos 5 km, durante a aterrissagem ou decolagem.
Ainda que um relâmpago possa danificar a fuselagem, e pilotos evitem voar em tempestades de raios, aeronaves são fabricadas com medidas que evitem que a descarga elétrica chegue à tripulação ou a componentes eletrônicos do avião.
⚡️ Wait for it! ⚡️
Airplane being struck by lightning.
Vancouver International Airport, British Columbia. 🇨🇦 pic.twitter.com/Ss6jWHqSCu— Menno Swart (@MennoSwart) March 5, 2024
Fonte: GQ/ Globo