O Movimento de Lutas em Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ingressou com um pedido na Justiça Estadual para obrigar a Neoenergia Cosern e a Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos (Caern) a fornecerem luz e água, respectivamente, a ocupação ocorrida no terreno do antigo Diário de Natal. O detalhe dessa ação é que ela foi formulada pelo advogado do gabinete da deputada federal Natalia Bonavides (PT), Gustavo Henrique Freire Barbosa.
A ação foi movida durante o final de semana e negada, sem julgamento do mérito. Na semana passada, tanto a estatal Caern, quanto a privada Cosern cortaram água e energia (mais de uma vez), após flagrarem consumos irregulares no local. No início da semana, a deputada federal já havia se manifestado favoravelmente a ocupação e criticou a insensibilidade das pessoas nesse assunto – veja ao final do post.
Por outro lado, o MLB acusou o Governo do RN, da aliada de Natalia, Fátima Bezerra (PT), de ser a responsável pela invasão, visto que não concluiu obras de moradia popular. Na decisão desta segunda-feira (5), determinando a reintegração de posse, o juiz da 20ª Vara Cível da Comarca de Natal, Luis Felipe Lück Marroquim, também cobra uma satisfação da gestão estadual sobre a construção de casas populares.
“Oficie-se ao Estado para esclarecer se há acordo sobre projeto de construção de casas para a Parte Ré e a sua fase atual, em 10 dias”, afirmou o magistrado.
Deu no Portal da 96