É um ônibus, é um trem, é um DMV! O primeiro veículo “dual-mode” do mundo, rodoviário e ferroviário, teve sua estreia pública neste fim de semana, na cidade de Kaiyo, na prefeitura japonesa de Tokushima.
O DMV parece um micro-ônibus e funciona com pneus normais de borracha na estrada. Mas quando chega a um trevo, rodas de aço descem da parte inferior do veículo para os trilhos, efetivamente transformando-o em um vagão de trem.
As rodas do trem levantam os pneus dianteiros dos trilhos, enquanto as rodas traseiras permanecem abaixadas para impulsionar o DMV na ferrovia.
O CEO da empresa Asa Coast Railway, que opera os DMVs, disse que os veículos poderiam ajudar pequenas cidades como Kaiyo com o envelhecimento e diminuição da população, onde as empresas de transporte locais lutam para ter lucro.
“O DMV pode chegar aos locais (como um ônibus) e levá-los para a ferrovia também”, disse o CEO Shigeki Miura à Reuters na sexta-feira. “Especialmente nas áreas rurais com uma população envelhecida, esperamos que seja um meio de transporte público muito bom.”
O DMV pode transportar até 21 passageiros e opera a uma velocidade de 60 km / h (37 mph) em trilhos e pode chegar a cerca de 100 km / h (62 mph) em estradas públicas, disse a Asa Coast Railway.
Movida a óleo diesel, a pequena frota de veículos, que vêm em cores diferentes, percorrerá parte da costa da ilha de Shikoku, no sul do Japão, conectando várias pequenas cidades e oferecendo aos passageiros um cenário litorâneo atraente.
Miura disse esperar que o projeto incentive fãs de ferrovias de todo o Japão a visitá-lo.
Informações da CNN