Após o sucesso do Dolphin EV, que em poucos meses tornou-se o carro elétrico mais vendido de 2023 no Brasil, a BYD prepara seu próximo best-seller: o Seagull. E para isso, resolveu adotar uma estratégia de familiaridade com o hatch que virou queridinho dos entusiastas de elétricos: aqui no Brasil a marca chinesa pretende batizá-lo de Dolphin Mini.
A estratégia é aproveitar o que a própria BYD chama de ‘Efeito Dolphin’. Dessa forma, o subcompacto elétrico deverá capitalizar um pouco do sucesso do irmão maior. Mas talvez nem fosse o caso: além do bom acabamento e muita tecnologia, o Dolphin chegou com um preço matador.
O Dolphin EV teve preço de R$ 149.700, valor de um SUV compacto a combustão, mas para um modelo 100% elétrico. O sucesso foi imediato. Para o Dolphin Mini, o preço promete ser ainda mais agressivo. A marca chinesa ainda não confirmou, mas a imprensa automotiva estima preço a partir de R$ 100 mil, mas que pode chegar aos R$ 130 mil por conta do retorno do imposto de importação para elétricos e híbridos.
Candidato a best seller
Mas como é o novo carro da BYD candidato a best seller no Brasil? Trata-se de um subcompacto desenvolvido pela linha Ocean, inspirada em motivos marinhos. É a mesma do Dolphin (Golfinho) e Seal (foca). O Dolphin Mini tem 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura e 1,54 metro de altura.
Apesar disso, terá uma distância entre-eixos considerável: 2,50 metros, 20 centímetros menor que o Dolphin EV. Porém, se comparado com o Fiat Mobi, que tem apenas 2.30 ou Renault Kwid (2,42 m), tem mais espaço interno para os passageiros. O porta-malas conta com capacidade em torno de 200 litros.
O veículo é equipado com um motor elétrico de 74 cv de potência, oferecendo opções de bateria de 30 kWh ou 38,8 kWh. Embora a BYD ainda não tenha confirmado a disponibilidade de múltiplas versões do Dolphin Mini no Brasil, é provável que, caso haja apenas uma configuração, seja a versão mais completa da linha.
Quanto à autonomia, a versão chinesa do Dolphin Mini surpreende com 405 km, conforme avaliação no ciclo padrão da China. No entanto, é importante observar que, dentro do ciclo estabelecido pelo Inmetro no Brasil, a autonomia estimada pode ficar em torno dos 350 km ou até menos. A velocidade máxima na configuração topo de linha atinge 130 km/h.
Made in Brazil?
Inicialmente, o BYD Dolphin Mini será importado da China para o Brasil. No entanto, há planos para a produção local na fábrica de Camaçari, na Bahia, onde outros modelos da BYD, como o Dolphin, Song Plus e Yuan Plus, também serão fabricados.
Deu na CNN Brasil