A campanha de Javier Milei teme uma virada promovida pela atuação da máquina peronista nesta final da corrida eleitoral.
Os números internos da campanha de Milei relatados à CNN por fontes da própria equipe aponta uma vitória apertada do candidato contra o peronista Sergio Massa por uma margem de dois pontos.
Sem tranquilidade
Os números favoráveis a Milei, porém, não tem deixado seus interlocutores tranquilos. Eles apontam receio de que a máquina peronista vire o jogo nessas últimas 48 horas.
Os relatos obtidos pela CNN nas duas campanhas são de uma intensa operação peronista em campo, com pessoas fazendo campanha a favor de Massa em ônibus e metrôs.
Receio de indecisos
O principal argumento peronista é o dos riscos de uma eventual vitória de Milei à democracia, um tema sensível aos argentinos.
As pesquisas internas da campanha de Milei apontam que esse é um dos principais fatores de receio apontados por eleitores indecisos e que votaram branco e nulo no primeiro turno, o que justifica o fato de os peronistas estarem explorando esse sentimento de medo do ultralibertário.
A expectativa, porém, no bunker de Milei é de que a campanha — considerada até pelos adversários como extremamente profissional — de Sergio Massa possa reforçar o argumento principal de Milei de que o peronista integra a “casta” política.
Há a leitura de que a campanha claramente mais amadora de Milei possa reforçar seus argumentos de que o outro lado caracteriza o establishment político que comanda o país e é responsável pelo desastre econômico da Argentina.
Deu na CNN