O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que o gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será disponibilizado no dia 24 de novembro.
O processo seletivo é responsável por avaliar o desempenho dos estudantes e é uma das principais formas de ingresso no ensino superior. A correção das provas objetivas é feita por meio da tecnologia de reconhecimento do cartão-resposta. Apenas as respostas efetivamente marcadas no cartão serão aceitas, sem emendas ou rasuras, utilizando caneta esferográfica de tinta preta. A medida é necessária para garantir a leitura óptica do cartão-resposta. A nota dos participantes é calculada utilizando a metodologia chamada Teoria da Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração o desempenho dos demais candidatos. Dessa forma, dois estudantes com a mesma quantidade de acertos podem receber notas diferentes. Essa abordagem busca avaliar o conhecimento de cada candidato de forma mais precisa.
As redações são corrigidas por equipes especializadas, que analisam os textos transcritos para a folha de redação com caneta esferográfica preta. A nota atribuída varia de zero a mil pontos e é baseada em cinco competências. Cada texto é corrigido por dois avaliadores, e a nota final é a média aritmética das avaliações. Em casos de discrepância, quando a diferença é superior a 100 pontos ou a mais de 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação é avaliada por uma terceira pessoa de forma independente. Nesses casos, a nota final é a média das notas que mais se aproximarem. Após a correção das redações e o processamento dos resultados das questões objetivas, o Inep gera o boletim de desempenho dos participantes. A previsão é que esse boletim esteja disponível em janeiro, tanto na Página do Participante quanto no aplicativo do Enem, permitindo que os estudantes tenham acesso ao seu desempenho no exame.
Deu na JP News