A Toyota revelou recentemente uma tecnologia única para seus modelos de carros elétricos. O mundo da mobilidade elétrica está em constante evolução e há surpresas empolgantes ainda por vir. A montadora japonesa anunciou que trará um carro elétrico com autonomia de 1.500 km com apenas uma carga, sendo uma conquista para a indústria de modelos elétricos, podendo revolucionar a concepção atual da mobilidade.
Novo carro elétrico da Toyota deve chegar em 2025
A Toyota planeja lançar um carro elétrico com autonomia de 1.500 km, equipado com baterias de estado sólido até 2026, demonstrando seu compromisso e conhecimento tecnológico avançado à frente de muitos outros fabricantes.
As baterias de estado sólido do novo carro elétrico da Toyota contam com várias vantagens em comparação com as baterias de íon de lítio convencionais. Entre elas está a redução significativa no tempo de carregamento, aumento na capacidade de armazenamento, redução drástica no risco de incêndio, em contraste com as de íons de lítio, que usam eletrólito líquido.
O foco da Toyota com o novo carro elétrico que chegará em 2025 é aumentar a autonomia em pelo menos 20% em um prazo relativamente curto. O mais intrigante é o fato de que a montadora japonesa já está atuando na próxima geração, que promete uma melhoria de 50% na autonomia e tempos de carregamento incrivelmente rápidos, com apenas 10 minutos.
Essa tecnologia está prestes a mudar a principal demanda dos carros elétricos, eliminando a preocupação com a pouca autonomia e demora nos carregamentos, o que muitas vezes limita a adoção em alta escala de veículos elétricos.
Nova bateria de estado sólido da Toyota reduzirá o preço dos carros elétricos
Segundo dados, a Toyota contará com quatro tipos de bateria no futuro. Três delas terão novas tecnologias de eletrólito líquido e uma terá tecnologia de bateria em estado sólido, que será equipada no carro elétrico com 1.500 km de autonomia.
Para a empresa, a nova bateria da Toyota suprirá demanda de 1,7 milhão de carros, entre os 3,5 milhões que a Toyota planeja vender mundialmente até 2030. A marca dividiu as baterias de eletrólitos líquidos, em três categorias, sendo elas de performance, alto desempenho e popularização.
Esse tipo de dispositivo é o mais utilizado atualmente na indústria de carros elétricos e a categorização da Toyota está ligada às melhorias no sentido de maior densidade energética, velocidade de carregamento e preços competitivos.
A nova bateria da montadora com foco na performance forneceria uma autonomia de mais de 800 km ao novo carro elétrico da Toyota e um preço 20% menor do que custa o modelo bZ4X. Ainda, ela se recarregaria em cerca de 20 minutos, levando em conta as melhorias feitas nos modelos para comportá-la.
Toyota investe em outras motorizações
Além do carro elétrico com autonomia de 1.500, a Toyota tem afirmado continuamente que o futuro não será apenas dos carros elétricos. Embora continue lançando alguns modelos a bateria no mercado nos próximos anos, a empresa também explora outras formas de energia.
Atualmente, a montadora estatal chinesa GAC Motor, que é metade de propriedade da Toyota, desenvolveu o primeiro motor de amônia para veículos de passageiros.
Um motor de Amônia é basicamente uma categoria do motor de combustão interna que usa amônia como fonte de combustível, composta por um átomo de nitrogênio e três átomos de hidrogênio. O que diferencia a amônia é a falta de átomos de carbono, resultando na falta de emissões de CO2 durante a combustão.
Informações do Click Petróleo e Gás